A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) concluiu, no último final de semana, a segunda turma do curso “Flutuação, Resgate e Salvamento Aquático”, com a participação de policiais que integram a Assessoria Militar (Asmil) do Poder Judiciário de Rondônia, servidores da segurança institucional do Ministério Público Estadual (MPRO) e policiais penais estaduais e federais.
A primeira turma foi realizada nos dias 17 e 18 de março, com 16 concluintes, enquanto a segunda ocorreu nos dias 24 e 25 de março, com 18 participantes. Todos receberão certificado de 16 horas-aula.
Nas duas turmas, o curso começou com a parte teórica na sede da Emeron. Nesta etapa, foram apresentados conceitos e orientações de prevenção de afogamentos, sinalização, observação dos banhistas, sistema respiratório e conhecimentos técnicos básicos.
Durante a tarde da sexta-feira e no sábado, os alunos e alunas tiveram a parte prática do curso no Clube de Subtenentes e Sargentos do 5º Batalhão de Engenharia de Construção. O trajeto de pouco mais de dois quilômetros entre a Emeron e o 5º BEC foi realizado em corrida com canções militares.
Na piscina, os(as) policiais praticaram nado livre para adaptação ao ambiente aquático e partiram para os exercícios de apneia (mergulho utilizando o ar contido nos pulmões). A parte prática contou ainda com exercícios de busca e localização de vítima afogada, salvamento e operações em enchente com uso de equipamentos como garateia, colete salva-vidas e lanterna subaquática. Por fim, os participantes aprenderam técnicas de flutuação.
O instrutor foi o capitão Rafael Maia, da Assessoria Bombeiro Militar (ABM) do Tribunal de Justiça de Rondônia. Ele lembra que os integrantes da Asmil fazem a segurança de autoridades do Poder Judiciário que, em algum deslocamento, podem precisar de socorro em acidentes aquáticos.
“Essas noções básicas são para que o militar esteja devidamente preparado, se ele estiver num ambiente hostil aquático, para poder se salvar e salvar uma vítima; por exemplo, se estiver fazendo a segurança de uma autoridade e ela estiver numa piscina. O objetivo do curso foi alcançado e todos conseguiram completar as oficinas”, disse o capitão.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron