Cerca de 100 alunos e alunas das escolas estaduais Dom Pedro I e Jesus Burlamaqui, ambas da Zona Sul de Porto Velho, tiveram aulas diferentes nesta semana. O conteúdo foi “Poder Judiciário”, e as salas de aula foram unidades do Tribunal de Justiça de Rondônia na capital.

As atividades fazem parte do projeto “A Escola no Judiciário”, desenvolvido pelo Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH) do Judiciário de Rondônia e pela Escola da Magistratura do Estado (Emeron), à qual o CCDH é vinculado. Até junho, cerca de 400 alunos(as) de diversas escolas da capital terão a oportunidade de conhecer a estrutura do Poder Judiciário no estado. O objetivo é agregar conhecimento à formação dos estudantes, além de apresentar o Tribunal de Justiça como órgão essencial para a promoção da justiça e pacificação social.

Na segunda-feira (3) e nesta quarta (5), estudantes de 7° ano do ensino fundamental da Escola Dom Pedro I conheceram a Emeron e o CCDH, no Centro. Na terça-feira, 4, as duas unidades foram visitadas por alunos do 3° ano do ensino médio da Escola Jesus Burlamaqui.

As visitas começaram pelo hall da Escola, com uma introdução sobre o Poder Judiciário e a educação judicial. Em seguida, as crianças e adolescentes subiram para o Pleno Histórico no prédio da Emeron, onde ouviram explicações de servidores(as) e estagiários(as) do CCDH sobre o espaço, que foi preservado da época em que o edifício era a sede do TJRO.

O segundo ponto da visita é o CCDH, em frente à Praça das Três Caixas D’Água, no Centro Histórico de Porto Velho. O local abriga o acervo do Judiciário Rondoniense e conta com exposições permanentes sobre a formação do TJRO, como a Sala dos Sete Samurais, uma homenagem aos primeiros desembargadores do estado.

Liliane Moreira, diretora da Escola Dom Pedro, destacou a iniciativa da Emeron em apresentar as carreiras profissionais do Tribunal aos jovens que estão prestes a ingressar na universidade. “Os nossos alunos/as precisam abrir essa visão. Muitas vezes, eles/as não têm noção do que querem além dos muros da escola, então é extremamente importante eles terem essa vivência para conseguir entender a dimensão do mercado de trabalho”, afirmou a diretora.

“A visita está sendo maravilhosa, estamos aprendendo muita coisa e levando conhecimento não só para minha casa, como também para os meus amigos da escola”, disse João Vitor Damasceno, aluno do 3° ano do ensino médio na Escola Jesus Burlamaqui.

Os passeios retornam no dia 24 de abril, com alunos da Escola Estadual Daniel Neri, da Zona Leste. A partir da próxima visita, o edifício-sede do TJRO também passa a integrar o roteiro.

Fotos - Escola Dom Pedro I

Fotos - Escola Jesus Burlamaqui Hosannah

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados