Empreendedorismo e o uso da ferramenta Qlik Sense foram temas de dois cursos oferecidos no último mês de fevereiro pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). As duas formações foram realizadas na modalidade educação a distância.
Entre 13 e 17 de fevereiro, cerca de 160 servidores concluíram a formação “Qlik Sense – Controle dos processos judiciais eletrônicos”, com carga horária de 4 horas-aula. O ministrante foi o especialista em inteligência de negócios Hudson Fernando Mendes de Franca, então coordenador do Núcleo de Aprimoramento do Primeiro Grau (Nuapri), da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-RO).
O objetivo do curso é dar ao servidor(a) a compreensão da importância do tratamento e manipulação de dados na ferramenta Qlik Sense, transformando esses dados em decisão para obter os melhores resultados e usá-los a favor de seus setores de trabalho.
O mesmo curso foi realizado em abril de 2022, com 181 concluintes, incluindo 8 magistrados(as).
Curso Empreendedorismo
De 15 a 22 de fevereiro foi disponibilizado o curso “Empreendedorismo”, com a participação de 39 servidores(as) concluintes. A carga horária foi de 3 horas-aula.
Na ementa constam tópicos como origem e conceito do empreendedorismo, necessidade e oportunidade, recursos, riscos, empreendedorismo na gestão pública e motivações para empreender. O conteudista foi o especialista em negociações de sucesso Rodrigo Neumann.
Conforme o projeto pedagógico do curso, a intenção é contribuir no processo de desenvolvimento de competências individuais e institucionais, na busca de proposições de soluções criativas para resolver questões diversas no cotidiano do TJRO, afastando a visão conformista diante dos problemas.
Para a assistente técnica Gabriela Cabral, que atua na Coordenadoria de Comunicação Social, a abordagem foi importante para o desenvolvimento pessoal. “Estamos habituados a pensar em empreendedorismo apenas no ambiente empresarial, mas a capacitação serviu para relevar que essas estratégias são focadas em qualidade do serviço, o que é perfeitamente aplicável à realidade também do serviço público”, disse.
O curso empreendedorismo também teve uma aplicação em 2022, do dia 18 a 20 de abril. Na ocasião, 138 servidores(as) concluíram o curso.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron