A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam) realizou em Manaus, no período de 12 a 14 de setembro, o curso de Formação de Formadores (FoFo), que tem como público-alvo magistrados e servidores das Escolas Judiciais e de Magistratura dos Estados da Região Norte. Estruturada em dois níveis, a capacitação é constituída, neste primeiro nível, de três módulos que incluirão a fase presencial realizada na capital amazonense, uma etapa a distância (EaD) e outra presencial na Enfam, em Brasília.

Os magistrados formadores Marcos Alaor Diniz Grangeia, Guilherme Ribeiro Baldan, Sérgio Willian Domingues Teixeira e Johnny Gustavo Clemes e a pedagoga Vanessa Souza, da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), participaram do curso. Para o Desembargador Marcos Alaor, o êxito da ação educativa realizada pela Enfam se dá ao preparar os formadores que atuarão no planejamento e na execução da formação continuada dos magistrados.

O intuito do FoFo é possibilitar aos formadores realizar ações educativas com fundamentos em aspectos teórico-práticos que ampliem as possibilidades de compreensão e condução na prática educativa, a partir de discussão e debates mais aprofundados que permitam a construção de uma percepção coletiva sobre o trabalho docente.

A pedagoga da Enfam, Eveline Queiroz, explicou que nessa primeira etapa, os alunos são apresentados aos fundamentos iniciais da ação docente, que abrangem desde a formação para a docência no âmbito da magistratura até noções gerais de educação, currículo, formação, construção do conhecimento, modalidades, planejamento, ensino, aprendizagem e avaliação. “A ideia desse curso de formação de formadores é justamente poder proporcionar aos participantes uma reflexão de quais são as intenções da Enfam e de seus objetivos educacionais, os quais as escolas judiciais e de magistratura têm que, obrigatoriamente, considerar na formação dos juízes”, explicou Eveline, destacando a importância de trazer para as regiões do país o FoFo.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondoniafacebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440