Psicólogos e Assistentes Sociais do Tribunal de Justiça de Rondônia participaram no início desta semana do curso “Registros em Serviço Social e Psicologia: Laudos, Relatórios e Pareceres”, voltado a atualização dos profissionais. A formação foi promovida entre os dias 18 e 20 de setembro pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON).
Relatórios, pareceres e laudos psicossociais são documentos construídos a partir de dados colhidos e analisados em entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico e intervenção verbal. No âmbito do judiciário, são auxiliares nos processos judiciais para elucidação de controvérsias ou comprovação de situações de violência e/ou abuso. Esses documentos também servem como registro das atividades psicossociais, elencando as técnicas utilizadas nos atendimentos, bem como os atendimentos realizados.
O curso iniciou com a reflexão sobre as contribuições do serviço social e da psicologia para a família, infância e juventude no contexto judicial. Em seguida, divididos em duas turmas, um de psicólogos e outra de assistentes sociais, os servidores analisaram laudos e relatórios, além de exercitar a escrita desses documentos, sob orientação das ministrantes.
A formação foi ministrada pela Assistente Social Rita de Cássia Silva Oliveira e pela psicóloga Eliana Kawata, ambas servidoras do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e com experiência na docência de oficinas e palestras sobre elaboração de estudos, perícias, relatórios e laudos sociais nos tribunais de vários estados.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO