A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) estará promovendo na segunda semana de outubro o curso “Sensibilização em Justiça Restaurativa”. As atividades acontecem nos dias 9 a 10 de outubro e serão conduzidas por instrutores internos do Tribunal de Justiça rondoniense.

A Justiça Restaurativa é uma técnica de solução de conflitos que utiliza a mediação vítima-ofensor com o objetivo de que se busque ali acordo que implique a resolução de outras dimensões do problema que não apenas a punição, como, por exemplo, a reparação de danos emocionais. A técnica é incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio do Protocolo de Cooperação para a difusão da Justiça Restaurativa, firmado em 2014 com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). 

Em 2015, o judiciário rondoniense implantou o projeto piloto Justiça Restaurativa na Comunidade, com o objetivo de pacificar conflitos em escolas públicas de Porto Velho. As primeiras estatísticas do projeto indicam a melhora dos relacionamentos interpessoais entre alunos e professores e também a redução significativa de depredações e vandalismo no ambiente escolar. Este ano foi iniciada a implementação do método na Comarca de Ji-Paraná.

Com o intuito de avançar na difusão e na implementação da Justiça Restaurativa na justiça rondoniense, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON) realizará nos dias 09 e 10 de outubro o curso Sensibilização em Justiça Restaurativa. O curso tem como objetivo a formação de magistrados nas técnicas de Justiça Restaurativa para a aplicação desta forma de auto composição de conflitos.

A formação será ministrada pelos magistrados Álvaro Kalix Ferro e Marcelo Tramontini; a psicóloga Adaluce Coelho Jorge; e as assistentes sociais Eliete Cabral de Lima e Elivânia Patrícia de Lima, todos do TJRO. Durante a capacitação serão apresentados a estruturação histórico-cultural do modelo restaurativo, seus valores, suas implicações e limites da sua eficácia, visualizando alternativas de aplicação das práticas restaurativas com vistas a conferir maior resolutividade social aos processos que se encontram em tramitação na justiça estadual.

O curso oferece 30 vagas, sendo 50% destas para magistrados da capital e 50% para o interior. Os juízes interessados em participar do curso podem se inscrever até o dia 2 de outubro por meio do menu inscrições no site da Emeron.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondoniafacebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados