Nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de setembro, sete órgãos públicos integrantes da Ecoliga de Rondônia terão distribuição de mudas de árvores amazônicas, durante a campanha “Adote o Futuro”. A ação é idealizada e coordenada pela Escola da Magistratura do Estado (Emeron), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar de Rondônia.
O objetivo da campanha é confrontar o desmatamento na Amazônia por meio da educação ambiental, ajudando a garantir um futuro mais saudável para as próximas gerações. Para tanto, serão disponibilizadas duas mil mudas para adoção.
Participam da ação, além da Emeron e do Tribunal de Justiça do Estado, a Defensoria Pública da União em Rondônia, Ministério Público Federal/RO, Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Estadual.

Nestes locais, membros(as), servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as), além do público externo, poderão adotar mudas e contribuir com a recomposição do bioma local, garantindo mais qualidade de vida para todas as pessoas.
A entrega das mudas será feita na sede dos órgãos em Porto Velho, conforme o cronograma abaixo, sendo o limite de 3 (três mudas) por pessoa, de forma a oportunizar o maior número possível de doações. Os adotantes receberão orientações de servidores(as) treinados(as) pelo Batalhão de Polícia Ambiental sobre as melhores espécies para cada objetivo, formas de plantio e de cuidado.
A campanha Adote o Futuro foi criada em 2020 pela Emeron e BPA, como ação de extensão da pós-graduação em Direito Ambiental, então ofertada pela Escola Judicial, e nos anos seguintes foi sendo ampliada para participação dos demais órgãos da Ecoliga, até chegar aos sete deste ano.
Confira a programação de adoção das mudas em cada órgão:
Dia 21 de setembro
- Defensoria Pública da União - 9h às 11h (Av. Sete de Setembro, 1840, Nossa Senhora das Graças)
- Tribunal de Contas do Estado - 9h às 11h (Av. Presidente Dutra, 4229, anexo II, Olaria)
- Ministério Público do Estado - 9h às 11h (Rua Jamari, 1555, Olaria)
- Ministério Público Federal - 9h às 11h30 (Rua José Camacho, 3307, Embratel)
- Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região - 9h às 12h (Rua Almirante Barroso, 600, Centro)
- Tribunal Regional Eleitoral - 11h às 17h (Av. Presidente Dutra, 1889, Baixa União)
Dia 22 de setembro
- Tribunal de Justiça (Edifício-Sede) - 10 às 12h (Rua José Camacho, 585, Olaria)
- Fórum Geral - 10 às 12h (Av. Pinheiro Machado, 777, Olaria)
- Fóruns das comarcas de Ariquemes, Jaru, Cacoal, Ji-Paraná, Alta Floresta, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Alvorada D’Oeste, Santa Luzia e Espigão D’Oeste - 7h às 14h

A lista das espécies doadas inclui mudas de árvores como tamarindo, açaí, genipapo, cojoba, cacau, patoá, ingá, flamboyant, cupuaçu, cajá e variedades de ipês.
A doação nas comarcas do interior é viabilizada pelo projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, idealizado pelo juiz Maximiliano Deitos, de Ji-Paraná, com apoio da Polícia Rodoviária Federal e das Secretarias de Meio Ambiente das respectivas cidades.

Plantio de ipês na Emeron
Abrindo a campanha na quinta-feira, 21, servidores(as) da Emeron e alunos(as) da escola municipal Padre Chiquinho, da região central de Porto Velho, plantarão dezenas de mudas de ipê amarelo ao redor da sede da Emeron, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) da Prefeitura de Porto Velho.
A Escola fica localizada na Av. Rogério Weber, com fundos na Av. Presidente Dutra e lateral na Rua Almirante Barroso. Os três lados receberão as árvores, que deixarão mais bonita a paisagem daquele trecho do Centro da capital.
A ação está marcada para acontecer às 8h, também com a presença de magistradas e magistrados do TJRO e autoridades municipais, da prefeitura e da Sema.
A campanha Adote o Futuro está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas por meio do Pacto Global, do qual a Emeron é signatária desde o primeiro semestre de 2020. São atingidos diretamente os ODS 13 e 15, que tratam, respectivamente, da “tomada de medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos” e “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade”. Também se relacionam os ODS 1 e 2, “Erradicação da Pobreza” e “Fome Zero e Agricultura Sustentável”, visto que a recuperação dos ecossistemas impacta diretamente na produção de alimentos e na economia, principalmente aquela ligada à agricultura e à indústria.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron