A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) realiza nesta sexta-feira, 29 de setembro, a partir das 8h, o Colóquio “Semente da Inclusão: Pessoas com Deficiência e o Mercado de Trabalho”, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, em Porto Velho (rua José Camacho, 585, Olaria).

Podem participar do colóquio magistrados(as) e servidores(as) do TJRO e todas as demais pessoas interessadas no tema. As inscrições poderão ser feitas no local do evento, antes do início, marcado para às 8h30.

O objetivo é ampliar, por meio da sensibilização, o acesso e gozo dos direitos das Pessoas com Deficiência (PcD), abordando temas relacionados à garantia de inclusão, acessibilidade, respeito, cidadania e questões do jurisdicionado surdo e suas implicações, bem como perspectivas, desafios e boas práticas de inclusão e acessibilidade implantadas no TJRO.

Entre os palestrantes, há pessoa surda, cega e com deficiência física

Os palestrantes serão o juiz do TJRO Flávio Henrique de Melo, o procurador do Trabalho Igor Sousa Gonçalves, a advogada Luana Manini, o professor de Libras da UNIR Magno Prates, o técnico em TI do TRT-14 Robson André Santos de Souza e a auditora de controle externo no TCE-RO Rossilena Marcolino. Entre os ministrantes, há pessoa surda, cega e com deficiência física.

O Colóquio começará com o Hino Nacional em Libras e, em seguida, haverá a cerimônia de abertura. A programação segue com palestras abordando temas como os Desafios e Conquistas no Mercado de Trabalho para pessoas com deficiência visual e a importância da atuação do intérprete no âmbito jurídico e no mercado de trabalho para garantia de direitos das pessoas surdas. Por fim, haverá um espaço para esclarecimento de dúvidas e debate sobre a temática.

Para quem não puder comparecer ao evento presencialmente, haverá transmissão no canal do Youtube da Emeron (youtube.com/EscolaEmeron). Neste caso, a inscrição para certificação acontecerá por meio de link disponibilizado na transmissão.

O Colóquio Semente da Inclusão terá certificação de 4,5 horas-aula aos(às) participantes. As ações atendem à Resolução 401/21 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a promoção de ações de sensibilização sobre temas relativos a acolhimento, direitos, atendimento e cotidiano de pessoas com deficiência, com o objetivo de fomentar maior conscientização e mudanças atitudinais que favoreçam a ampliação da acessibilidade e inclusão no Poder Judiciário.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados