
Na semana do Dia da Árvore e também do início da primavera de 2023, centenas de servidores(as), magistrados(as), estagiários(as) e outros(as) colaboradores(as) do Tribunal de Justiça de Rondônia, bem como o público externo, receberam mudas de árvores que vão contribuir com a recomposição do bioma amazônico.
A distribuição aconteceu na quinta e sexta-feiras, 21 e 22, durante a campanha Adote o Futuro, da Ecoliga de Rondônia e organizada pela Escola da Magistratura do Estado (Emeron), em unidades da capital e mais dez comarcas do TJRO no interior. A ação acontece anualmente, sempre com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da Polícia Militar.
Em Porto Velho, além de em outros seis órgãos integrantes da Ecoliga, as adoções de mudas aconteceram no edifício-sede do Tribunal de Justiça e no Fórum Geral César Montenegro. A procura do público-alvo nesses locais foi alta, com o esgotamento das mudas antes do horário previsto para o encerramento da ação. A lista das espécies doadas inclui mudas de árvores como açaí, genipapo, cojoba e variedades de ipês.
O coordenador da campanha Gustavo Sanfelici, assessor de comunicação da Emeron, comemorou o sucesso da campanha. “Conseguimos doar mais de duas mil mudas em todos os sete órgãos que participaram da campanha neste ano aqui na capital, então agradecemos a participação de servidores(as), estagiários(as), magistrados(as), membros(as) das instituições e do público externo, e fica o convite para o ano que vem na continuidade da campanha”, declarou.
Aksa Dascalakis, servidora da Central de Processos Eletrônicos (CPE), reuniu a equipe e desceu até o estacionamento do fórum em Porto Velho para participar da campanha. “Estou muito feliz em participar dessa campanha e levando um ipê rosa e um ipê roxo. Junto com os meus colegas, estamos felizes em colaborar com o meio ambiente. Vou dar uma muda para minha avó e plantar uma na frente da minha casa para, além de embelezar, tornar o mundo um lugar melhor”, contou.

A doação nas comarcas do interior foi viabilizada pelo projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, idealizado pelo juiz Maximiliano Deitos, de Ji-Paraná, com apoio da Polícia Rodoviária Federal e das Secretarias de Meio Ambiente das respectivas cidades. Recentemente, a iniciativa recebeu o prêmio nacional Juízo Verde, do Conselho Nacional de Justiça.
Colaboradores(as) do TJRO recebem suas mudas em frente ao Fórum, em Ji-Paraná
“Estamos contentes com os resultados até o momento, mas reconhecemos que ainda há muito a ser feito. Aplaudo neste momento a Emeron e o Tribunal de Justiça que, pelo quarto ano consecutivo realizaram a comemoração do Dia da Árvore distribuindo mudas aos servidores e população, principalmente nos fóruns do interior, disseminando a cultura de preservação do meio ambiente”, disse o juiz Maximiliano.
Por meio do projeto, foram atendidas as comarcas de Jaru, Cacoal, Ji-Paraná, Alta Floresta, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Alvorada D’Oeste, Santa Luzia, Espigão D’Oeste e Ariquemes. Somente na Comarca de Ji-Paraná, um total de 300 mudas foram adotadas.
Dez comarcas do interior foram atendidas pela campanha; na foto, equipe de Alvorada D'Oeste
Foram distribuídas cerca de 1.350 mudas nos dez fóruns do interior. “Essas ações são investimentos de educação ambiental para nós e as gerações futuras, criando uma consciência ambiental de respeito e responsabilidade pelo meio ambiente. É o Poder Judiciário contribuindo para minimizar os efeitos da crise climática atual e o cumprimento das metas ambientais assumidas pelo nosso país”, avaliou Maximiliano Deitos.
Dia da Árvore
Na quinta-feira, 21 de setembro, Dia da Árvore, a ação começou com o plantio de quase 30 ipês amarelos ao redor da sede da Emeron, no centro da capital.
A atividade foi idealizada pelo desembargador Raduan Miguel Filho, diretor da Escola. O objetivo do magistrado é que o prédio se torne uma referência na paisagem da região central de Porto Velho.
As mudas foram plantadas pelos servidores(as) com mais tempo de lotação na Emeron, em duplas com estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Chiquinho. A cerimônia teve a participação do prefeito Hildon Chaves, magistrados(as) e autoridades do Executivo e Legislativo, além da imprensa local.

No mesmo dia, outros seis órgãos em Porto Velho já tiveram a sua distribuição de mudas ao público interno e externo: Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público do Estado.

Veja álbuns de fotos dos dois dias da campanha Adote o Futuro e Dia da Árvore
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron