O Centro Cultural e de Documentação Histórica do Judiciário de Rondônia (CCDH), vinculado à Escola da Magistratura do Estado (Emeron), recebeu a visita técnica de membros da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes (ARL). O grupo foi recepcionado pelo diretor e pela vice-diretora da Emeron, respectivamente desembargador Raduan Miguel Filho e juíza Karina Miguel Sobral, além do desembargador do TJRO Alexandre Miguel, que integra a ARL.

A convite da Emeron, os membros da Academia Rondoniense puderam conhecer, durante a visita, a estrutura do CCDH, sua sala de pesquisa, acervos, scanner planetário e sala multifuncional para exposições de artistas. Também realizaram a visita guiada, que conta um pouco da história do Judiciário e do estado de Rondônia.

O diretor da Emeron falou sobre a importância da ilustre visita: “É uma honra termos pessoas como os senhores aqui. O que queremos é divulgar a memória da Justiça, que começa em 1912 e da qual temos muita coisa para contar. Está sob a responsabilidade da Emeron a manutenção e divulgação deste Centro, que já está no roteiro cultural da cidade. A Sala dos Sete Samurais é uma referência honrosa, uma homenagem aos desembargadores que instalaram o TJRO, que antes era do Distrito Federal e Territórios. O que fizemos foi manter o mobiliário com alguns itens das suas histórias”, pontuou o desembargador Raduan Miguel Filho.

Para a servidora responsável pelo CCDH Cássia Barbosa, é muito importante receber visitantes como os da ARL. “Fico imensamente feliz com a presença dos senhores no nosso Centro, queremos que se apropriem da história e da importância deste local para o nosso estado. O auditório tem capacidade para 70 pessoas, estamos esperando por vocês e abertos para a população também nos visitar”, disse.

 

O advogado e poeta William Haverly Martins, membro da Academia Rondoniense de Letras, falou sobre a importância de valorizar o passado. “Não adianta falar no futuro, na esperança, se você não tem um passado que eleva para isso, que preserve e mostre aos estudantes do futuro, aos futuros magistrados, que todos precisam compreender e entender a história. Você só valoriza lá na frente se conseguiu ter um bom passado, eu acho fantástico, fico extremamente alegre quando vejo pessoas valorizando o passado”, destacou.

A presidente da Academia e artista plástica Angella Schilling agradeceu o convite da direção da Escola: “Eu já estive no CCDH anteriormente, fiz uma visita guiada e me senti bem vinda, acolhida no local. A preservação de todos os documentos é incrível, importante e mais para frente, se alguém quiser pesquisar ou saber sobre algum fato histórico de até antes do século XX, aqui encontra e quero agradecer novamente o convite, pretendo retornar ao local mais vezes”.

A ALR conta com 40 cadeiras e atualmente 32 estão ocupadas, com artistas, jornalistas e poetas entre os seus membros. No próximo sábado (28), às 19h, no Teatro Guaporé, acontece a posse dos novos membros, entre eles os magistrados Marcos Alaor Diniz Grangeia, presidente do TJRO, e o juiz Flávio Henrique de Melo.

Ao final da visita no CCDH, o médico e jornalista Viriato Moura agradeceu ao colega membro da Academia, repórter fotográfico Machado, pelos registros de Rondônia. O acervo do CCDH contém 138 mil fotografias de autoria do repórter. “Sem ele não seriam contadas as histórias da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (E.F.M.M) e tantas outras fotografias do nosso estado, agradeço desde a limpeza aos servidores(as), estagiários e magistrados que mantêm o Centro Cultural para a população”, afirmou Viriato. O local é aberto para o público geral e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

 

Bruna de Paula, estagiária de jornalismo do CCDH (sob a supervisão de Gustavo Sanfelici)

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

 

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados