
O Centro Cultural e de Documentação Histórica do Judiciário de Rondônia (CCDH), vinculado à Escola da Magistratura do Estado (Emeron), iniciou neste ano o projeto de Visita Guiada “A Escola no Judiciário”. Foram recebidas crianças e adolescentes de escolas públicas e, pela primeira vez, jovens de uma faculdade. O objetivo é despertar o interesse dos alunos(as) da rede pública pela memória do estado onde moram, conhecer os espaços que guardam a história do Judiciário de Rondônia, os auxiliando e estimulando a descobrirem suas aptidões, promovendo desta forma o autoconhecimento.

Até este mês de outubro, o projeto trouxe mais de 800 estudantes acompanhados por professores, que puderam conhecer o Plenário Vermelho na Emeron (que foi o primeiro da então sede do Tribunal de Justiça), bem como o Centro de Memória (CCDH), que guarda os objetos, documentos e fotografias históricas do Judiciário e de Rondônia desde 1912, com a instalação da Comarca de Santo Antônio do Rio Madeira. O Centro está localizado em uma área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o seu prédio é da década de 1940. Além da visita, o CCDH fornece lanche e transporte para os(as) estudantes.

A escola ou faculdade, sendo pública ou privada, pode agendar a visita pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entrar em contato no 3309-6478. Há datas disponíveis até a primeira semana de dezembro. O Centro Cultural realiza as visitas guiadas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, também para o público geral e de forma gratuita.
Bruna de Paula, estagiária de jornalismo do CCDH
(sob a supervisão de Gustavo Sanfelici)