Terminaram nesta terça-feira (31) as defesas de dissertação dos mestrandos e mestrandas da primeira turma rondoniense do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, realizada em parceria com a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) e a Escola Superior do Ministério Público do Estado (Esmpro).

Todos os 25 pesquisadores(as) ingressantes concluíram o mestrado, consolidando aproveitamento de 100% da turma. O grupo foi composto por magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), membros do Ministério Público e comunidade externa.

As aulas tiveram início há dois anos, em outubro de 2021, e terminaram no último mês de agosto, com o semestre final dedicado à orientação para a elaboração e defesa da dissertação. O curso foi ministrado por oito professores(as) da UERJ e dois da Emeron.

As defesas foram realizadas neste mês de outubro, com a maior parte ocorrida na semana do dia 2 a 6, quando a equipe do Centro de Pesquisa, Inovação e Publicação Acadêmica (Cepep) da Emeron esteve na UERJ para acompanhar e dar suporte aos discentes nas bancas de defesa. Ao longo da semana, alunos(as) e servidores(as) da Emeron e do MPRO visitaram a diretoria da Faculdade de Direito e conheceram sua estrutura, acompanhados pela diretora Heloísa Helena Barbosa, professores(as) e pelos coordenadores do Minter, Carlos Eduardo Adriano Japiassú (UERJ) e juiz Sérgio William Domingues Teixeira (Emeron), e do Cepep, juiz Arlen José Silva de Souza.

“Penso que é de importância enorme para a academia e para a Justiça de maneira geral essa parceria, especialmente quando temos pessoas que são atuantes na Justiça como juízes, promotores, defensores e advogados, por essa troca de saberes”, diz a diretora da Faculdade de Direito. “Se a academia tem a pesquisa, estudos e construção da doutrina, as pessoas que estão no que chamo de execução e aplicação do Direito é que trazem um material mais fértil para os estudos, então essa parceria é extremamente produtiva, além dos laços humanos que são de todo importante e se criam como hoje, é um prazer enorme ter todos aqui conosco de Rondônia”, conclui Heloísa Helena.

Crime organizado, violência contra a mulher e uso de inteligência artificial, passando por corrupção transnacional, sonegação fiscal e fake news, foram alguns dos temas apresentados nas dissertações.

Em março deste ano, a Emeron promoveu o I Congresso Internacional de Direito Penal, reunindo em Porto Velho professores(as) e alunos(as) do Minter, além da comunidade acadêmica local para debater a justiça criminal e penitenciária em mesas, palestras e consórcios mestrais.

Nova turma

Atualmente, a Emeron aguarda autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a publicação de um edital de nova turma do mestrado interinstitucional. Todas as informações sobre o edital serão divulgadas nos canais de comunicação da Escola.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados