Em cerimônia de premiação realizada ontem (21) à noite, em Brasília, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) conquistou o Troféu Destaque de segundo lugar no Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial - 2023. Nesta, que é a quarta edição da premiação, com recorde de mais de 450 inscrições, a Emeron sagrou-se vice-campeã com o sistema EmeronWeb, na nova categoria dedicada às Escolas de Magistratura e Judiciais, além de ter sido classificada como finalista com o projeto Rede de Aprendizagem Cidadã.

Representaram a Escola rondoniense na premiação o diretor, desembargador Raduan Miguel Filho, e a vice-diretora, juíza Karina Miguel Sobral. Também estiveram presentes na cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Marcos Alaor Diniz Grangeia, os desembargadores Daniel Ribeiro Lagos e Álvaro Kalix Ferro, e os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça, Johnny Gustavo Clemes e Inês Moreira da Costa.

Rede de Aprendizagem Cidadã foi o outro projeto finalista da Escola

Além dos dois projetos da Emeron, o TJRO contou com outros três finalistas: o Maria Urgente, na categoria Inovação Tecnológica, o desembargador Marcos Alaor Grangeia como Liderança Exponencial e o juiz Johnny Clemes como Executivo de Inovação. Todos os finalistas receberam placas este ano, sendo que ambos os magistrados já haviam vencido a premiação na edição anterior.

“Estivemos em cinco finalistas, o que já é um grande destaque, porque foram mais de 400 iniciativas inscritas, então parabenizo tanto a Emeron quanto o TJ, Nupemec e Corregedoria, que também tem parceria conosco em um dos projetos”, diz o diretor da Emeron, desembargador Raduan Miguel. “Parabenizo em especial o time Emeron, que construiu em conjunto e foi sempre aperfeiçoando, com muito esforço, o sistema agora premiado”, destaca.

Prêmio

O Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial tem como objetivo reconhecer e incentivar iniciativas e projetos no âmbito tecnológico, de gestão e novas metodologias aplicados no Ecossistema de Justiça. A categoria dedicada às Escolas da Magistratura premia os trabalhos mais inovadores nacionalmente na área da educação judicial.

No último ano, período que é analisado pelo Prêmio, o EmeronWeb passou a ser utilizado em outras Escolas Judiciais, como as do Poder Judiciário do Amazonas, Roraima e Acre, e mais recentemente também aderiram a Escola Judiciária do Piauí, primeira fora da Região Norte a usar o sistema, e a Escola Superior do Ministério Público de Rondônia, primeira fora do Poder Judiciário.

O EmeronWeb é um sistema próprio de gestão pedagógica e administrativa, desenvolvido pela Diretoria de TIC da Escola, de forma a garantir o adequado funcionamento gerencial no aspecto de infraestrutura e fluxos. A ferramenta otimiza a rotina de trabalho, promovendo mais eficiência com a integração de etapas, desde a criação do curso até a certificação, e funcionalidades como inscrição de usuários, frequência e emissão de relatórios, além de outras funções administrativas e orçamentárias.

Para as instalações em outros órgãos, servidores(as) da área administrativa, Tecnologia da Informação e pedagógica da Emeron visitam cada Escola para treinamento e início do uso da ferramenta.

Rede Cidadã

Já para o projeto Rede de Aprendizagem Cidadã, a Emeron formou parceria com o Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), com apoio da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), para criar uma prática que contribua para a política do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de atuação integrada entre os Tribunais, para transferência de conhecimento como estratégia para aperfeiçoamento nacional, a partir de boas práticas regionais.

Em atuação conjunta, o diretor da Emeron, ao lado do presidente do TJRO,  do presidente do Fonaje, do Corregedor-Geral da Justiça e do Nupemec, criaram a sistemática pela qual magistrados(as) de qualquer Tribunal do segmento estadual podem participar do sistema de justiça itinerante fluvial rondoniense – que há 25 anos leva o serviço judiciário para locais de difícil acesso –, realizando atividades jurisdicionais e assinando por elas.

VEJA AQUI A LISTA COMPLETA DE PREMIADOS

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados