A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) deu início, na última quinta-feira (1°), às atividades letivas de 2024 com um módulo de dois dias do MBA em Direito Processual Civil, sobre Juizados Especiais Cíveis e da Fazenda Pública. A turma, composta por magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça do Estado, recebeu as boas-vindas do Diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel.

“Juizado é um tema muito rico e importante para o jurisdicionado, por isso estamos trabalhando esse tema com os nossos magistrados e servidores. Ao longo do ano teremos inúmeras atividades com outros cursos de pós-graduação, bolsas para mestrado, doutorado e MBA, um rico manancial de atividades para 2024”, anunciou o Diretor.

Em seguida, o professor e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) Jorge Tosta iniciou a aula, com o tema “Fundamentos e princípios relativos aos Juizados Especiais”. Este foi o 11° módulo do MBA, iniciado em abril de 2023 e que se encontra na metade das disciplinas.

“É uma satisfação estar na Emeron lecionando juizados especiais. Nesse módulo, tratamos desses conflitos de menor complexidade que são de fato, hoje, a tônica do Poder Judiciário. Temos vários institutos que fazem pesquisa avaliando positivamente os juizados especiais como uma unidade do Judiciário que atende a população mais carente e cumpre aquele papel de realmente afastar a litigiosidade contínua. Os alunos são muito interessados”, declarou Tosta.

O magistrado Jaires Taves Barreto, de Porto Velho, elogiou a formação oferecida pela Emeron, destacando a utilidade dos conteúdos para a atividade jurisdicional. “O curso MBA em Processo Civil é muito enriquecedor, nos proporciona contato com professores de todo o Brasil e, consequentemente, nos enriquece, em termos de conhecimento para nossas atividades do cotidiano”, destacou.

O servidor Antônio Paulo dos Santos Filho, gestor de equipe da Central de Processos Eletrônicos do 1° Grau, agradeceu a oportunidade de participar da formação: “Os diversos módulos até então nos proporcionaram compreender e aplicar cada uma dessas técnicas dentro das nossas funções exercidas no Tribunal. Para 2024 as expectativas são as melhores possíveis com novos módulos, professores e enfoques dentro da metodologia proporcionada pela Emeron”.

As próximas atividades letivas presenciais na Emeron, a partir da semana após o Carnaval, serão a Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB/RO), e as oficinas pedagógicas da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM).

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados