Em evento de comemoração dos 10 anos da Faculdade Católica de Rondônia, o Tribunal Pleno Administrativo do Poder Judiciário do Estado de Rondônia homenageou o Ministro Emérito do STF José Néri da Silveira, concedendo-lhe a Medalha do Mérito Acadêmico Desembargador César Montenegro. A cerimônia de outorga, que também homenageou o ministro com o título de Doutor Honoris Causa, ocorreu no último dia 28 de setembro, no Teatro Guaporé, em Porto Velho.

Para o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, a honraria concedida ao ministro José Neri representa muito para o Tribunal de Justiça e para a Escola da Magistratura. “Ele foi marcante para a magistratura brasileira em vários aspectos, sobretudo na área de tecnologia, pois foi quem primeiro investiu nessa área quando foi presidente do Tribunal Federal de Recursos (atual STJ)”, defendeu. Outro momento importante de contribuição do magistrado aposentado lembrado pelo presidente do TJRO, foi a recadastramento de todos os eleitores brasileiros.

“O Poder Judiciário e a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) sentem-se honrados de poder participar dos festejos dos 10 anos de instalação da Faculdade Católica, e desejam aos seus idealizadores e dirigentes pleno sucesso e perenidade em seus objetivos”, disse o desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, que apresentou a homenagem do TJRO na solenidade.

O desembargador destacou a conduta e o brilhante currículo do jurista homenageado, rememorando momentos marcantes do mesmo em outras passagens por Rondônia. Por sua enorme contribuição, o Tribunal de Justiça já concedeu ao ministro o Colar do Mérito Judiciário do Estado de Rondônia e agora complementa o reconhecimento com a mais alta comenda da Escola da Magistratura rondoniense. “Temos certeza que o senhor mais honra a comenda do que é por ela honrado”, completou Marcos Alaor.

A entrega da da Medalha do Mérito Acadêmico Desembargador César Montenegro, atribuída a magistrados, professores, alunos e personalidades ligadas à educação, por seus méritos e relevante contribuição prestada ao estudo, ao ensino do Direito e da jurisdição, foi feita pelo diretor da Escola da Magistratura, desembargador Paulo Mori, e pelo presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha.

O Coral Vozes do Madeira, do Poder Judiciário de RO, também participou da solenidade, entoando o hino de Rondônia.

Visita Institucional

Na manhã desta quinta-feira, 28, o Ministro José Néri da Silveira visitou as dependências da Emeron. Acompanhado pelos Desembargadores Paulo Kiyochi Mori e Marcos Alaor, o ministro conheceu o trabalho realizado pela Escola e contou um pouco de sua trajetória ligada à educação na área jurídica. Durante sua carreira na magistratura, Neri foi professor em universidades, conferencista e como autor de diversos artigos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação TJRO (com informações da Ascom/Emeron)

Permitida a reprodução mediante citação da fonte

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondoniafacebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados