A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) recebe na próxima segunda-feira (26) uma ação humanizada com foco na prevenção e acolhimento a pacientes que estão em tratamento contra o câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O grupo será presenteado com exemplares do livro “O que o câncer fez comigo”, da jornalista Lu Braga, em cerimônia no auditório da Emeron, a partir das 10h. A doação leva o nome do desembargador “Walter Waltenberg da Silva Junior (in memoriam)”, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia.

No livro, é possível encontrar inúmeros personagens rondonienses, entre eles a empresária Paula Nogueira e a jornalista Daniela Roman Ross. As duas passaram pelo câncer e hoje, curadas, tornaram-se inspiração para outros pacientes. A autora também fala sobre a Central de Transplantes, Hemocentro, Tribunal de Justiça, entre outros.

Os livros foram doados por outros rondonienses e serão entregues por meio do Projeto “Levando Leitura na Oncologia”. Essa será a primeira fase das doações. No próximo mês, Porto Velho receberá mais doações do livro, com o propósito de alcançar o maior número de pacientes que estão fazendo quimioterapia, radioterapia e até mesmo os que aguardam por uma consulta. A ação busca trazer discussões sobre assuntos como prevenção e diagnóstico precoce do câncer, humanização no decorrer do tratamento e leveza durante o processo paliativo.

A jornalista Lu Braga recebeu o primeiro diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço há sete anos e travou por duas vezes a luta contra a doença e pelo restabelecimento de sua saúde. Conhecida pelo seu engajamento em causas sociais no Brasil e no exterior, a jornalista está distribuindo gratuitamente exemplares do seu livro para outros pacientes oncológicos. Em Rondônia, indígenas foram contemplados com a doação no ano passado.

“Eu estou muito feliz em saber que pacientes oncológicos que se tratam em Rondônia irão receber o nosso livro. Precisamos tocar no assunto nos 365 dias do ano. Eu acredito na força da comunicação na luta contra o câncer. A ideia é você ter contato com o livro e se perguntar se os exames estão em dia. Os pacientes que tiverem acesso ao material, acredito que serão multiplicadores de informação, é importante acreditar que existe muita vida depois do câncer”, ressalta a autora.

A autora

A paulista Lu Braga é jornalista, mãe e voluntária há mais de 20 anos em trabalhos voltados para pacientes com câncer. É paciente oncológica há sete anos. Trabalhou em diversos veículos de comunicação no Brasil e no exterior. Mantém vivência no Oriente Médio, Europa e em Rondônia, onde trabalhou por 10 anos, no TJRO e Governo, com atuação relevante em causas humanitárias.

A ação de leitura a pacientes oncológicos conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia, por meio da Escola da Magistratura de Rondônia. Também apoiam a ação a Associação de Jornalistas e Escritoras de Rondônia e o Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados