A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) recebeu, na última sexta-feira (23), a visita do Ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A visita foi mais uma demonstração do prestígio da Emeron no cenário da educação judicial brasileira.
O magistrado da Suprema Corte chegou à Escola acompanhado do Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho. Eles foram recebidos pelo Diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel.

No hall central da Escola, Edson Fachin atendeu aos veículos da imprensa local com uma coletiva. Jornalistas de diversos canais de comunicação fizeram a cobertura da visita. O Ministro falou aos(às) repórteres sobre a importância de unir os campos da universidade e do Poder Judiciário, combinando teoria e prática.
“É com muita alegria que estamos aqui na Escola da Magistratura, que exerce um papel extremamente relevante no ingresso da carreira, no aprimoramento dos magistrados e ao mesmo tempo dialoga com a sociedade por meio de seus cursos de atualização, aperfeiçoamento e pós-graduação, como mestrado, desempenhando uma função importante não apenas com magistrados, mas também com outras carreiras públicas”, disse.
Em seguida, o Ministro se dirigiu ao Pleno Histórico, onde participou de um bate-papo com desembargadores e juízes(as) docentes da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM). O tema da conversa foi o futuro do Poder Judiciário.

“Ele vem nos brindar com sua presença hoje, embora para receber o título de Doutor Honoris Causa na Faculdade Católica, ele também vem aqui no nosso Tribunal e especialmente na Escola da Magistratura justamente para mostrar essa ênfase da necessidade de estarmos sempre atentos na formação continuada dos magistrados”, declarou o Diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel.
O último ambiente visitado na Escola foi a sala de aula onde ocorria a Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais, realizada pela Emeron em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB-RO). Quase 50 advogados(as) e um defensor público integram a turma.

Após a passagem pela Emeron, o Ministro participou de uma recepção com diversas autoridades do estado, no edifício-sede do TJRO. “A visita do Ministro Luiz Edson Fachin a Rondônia mostra um prestígio que o Tribunal de Justiça e a Escola da Magistratura têm junto ao Supremo Tribunal Federal. Isso é muito bom para a magistratura de Rondônia, para os magistrados e servidores do TJRO, que têm o Ministro Fachin como uma base no estudo do Direito”, afirmou o desembargador Raduan Miguel Filho, Presidente do TJRO.
No início da noite, Edson Fachin recebeu o título de Doutor Honoris Causa outorgado pela Faculdade Católica de Rondônia (FCR), com a participação do desembargador Alexandre Miguel representando a Emeron, ao final do I Congresso Amazônico de Direito Administrativo, promovido pelo Instituto Rondoniense de Direito Administrativo (IRDA).
No dia anterior, também no auditório da Católica, o Vice-diretor da Emeron, juiz Johnny Gustavo Clemes, participou da abertura do Congresso, em solenidade que marcou a inauguração oficial do novo campus da Faculdade, na Zona Norte de Porto Velho. Palestraram durante os dois dias de evento as juízas Úrsula Gonçalves Theodoro e Inês Moreira da Costa, ambas docentes da Emeron na EDCM.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron