Na última segunda-feira, 25, a Direção da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) participou da reunião nacional sobre a execução do 1º Exame Nacional da Magistratura (Enam), previsto para o próximo dia 14 de abril. O Diretor da Escola, desembargador Alexandre Miguel, e o vice-diretor juiz Johnny Gustavo Clemes receberam informações da coordenação do certame, que é organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a prova de caráter eliminatório e não classificatório será pré-requisito para ingresso na carreira da magistratura. “Como vão executar em várias capitais e quem coordena é a Escola Nacional de Aperfeiçoamento, pretende-se por meio das Escolas de Magistratura ter uma rede de extensão para assegurar integridade, controle e bom tratamento”, explica o vice-diretor da Emeron sobre o objetivo da reunião.

Estabelecido o papel de cada um nessa grande rede, há ainda a preocupação em atender a eventuais situações de apoio que possam fugir ao controle, mesmo havendo uma empresa contratada, daí as escolas serem chamadas junto com os tribunais a prestar esse apoio com sua estrutura e segurança, que é o caso da Emeron. “É a primeira realização e tudo que se vai começar a fazer tem muito ainda a melhorar no futuro, então trata-se de um grande esforço com todos para assegurar que não ocorram problemas graves, mas que passo a passo, a cada ano, deve ser aperfeiçoado”, acrescenta o diretor Alexandre Miguel.

A reunião de trabalho foi coordenada pelo ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça, que preside a comissão do Exame, e contou com dirigentes de todos os tribunais brasileiros. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho, participou acompanhado das juízas auxiliares da Presidência do TJRO, Karina Miguel Sobral e Valdirene Clementele.

Heteroidentificação

Ainda na segunda-feira, já ofertando a estrutura da Emeron, foi realizada na Escola a etapa de heteroidentificação de candidatos(as) que se autodeclararam como pessoas negras. A comissão responsável pela análise recebeu e passou as orientações gerais em uma primeira sala de aula, e depois entrevistou individualmente cada candidato(a) em outra. O resultado da averiguação presencial já foi divulgado em edital nesta terça-feira.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados