O Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH), vinculado à Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), está realizando uma pesquisa em seu acervo sobre os primeiros juízes do estado, a partir de 1912, nas comarcas de Santo Antônio do Rio Madeira, Porto Velho e Guajará-Mirim, e suas curiosidades. O objetivo é traçar uma árvore genealógica para compilar informações desse período até a instalação do estado.

Como parte da pesquisa está o primeiro juiz de Direito de Porto Velho, Juventino Lins Themudo, nascido em Pernambuco e que se formou bacharel na Faculdade de Direito do Recife, atuando na comarca de Humaitá e tendo presidido o casamento civil do juiz municipal daquele período, Martinho Ribeiro Pinto. Além dele, o juiz José de Mello e Silva, nascido em Missão Velha, no Ceará, que se formou pela Faculdade de Direito de Fortaleza e foi aluno da primeira turma do doutorado em 1933, sendo nomeado juiz de Direito na comarca de Bela Vista, no então estado do Mato Grosso, onde permaneceu até 1947.

No ano seguinte a comarca passou a fazer parte do Território Federal de Ponta Porã e, em 1949, ele foi transferido para o Território Federal do Guaporé, na comarca de Guajará-Mirim, onde atuou até 1959. José de Mello e Silva era um grande admirador de música e, na década de 1950, criou a melodia do hino oficial do estado de Rondônia, na época intitulado “Céus do Guaporé”. Além disso, pode-se afirmar que foi o primeiro magistrado da região a possuir o título de doutorado.

Uma das pessoas a realizar a pesquisa sobre o assunto é o estagiário de história José Borges, que fala da importância do trabalho. “Ter noção desta árvore genealógica para resgatar a memória dos(as) magistrados(as) que passaram por Rondônia ajuda a definir o tempo de atuação no processo, sua maneira de atuar e o reflexo da justiça durante o período de atuação do magistrado”, pontuou.

 

Bruna de Paula, estagiária de jornalismo do CCDH (sob a supervisão de Gustavo Sanfelici)

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais:

ccdh.tjro.jus.br, instagram.com/ccdh_tjro

instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados