
Nesta segunda-feira (15), o Diretor da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), desembargador Alexandre Miguel, e o Diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, renovaram o acordo de cooperação técnica entre as duas instituições. A reunião com assinatura do termo aconteceu na sede da Emerj, onde foram tratadas questões para alinhamento institucional, na busca de maior integração.
O acordo foi inicialmente firmado em maio de 2022 com possibilidade de prorrogação e, com o término do período, é agora estendido por outros 24 meses. Tem como objetivo promover a cooperação técnica e acadêmica entre as escolas judiciais, visando à integração institucional por meio de diversas atividades conjuntas, tais como fóruns, eventos, conferências, seminários, encontros, debates, workshops e palestras. O foco principal dessas atividades é a pesquisa, produção e disseminação de conhecimentos jurídicos.
Fórum
Ainda na segunda, no pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o desembargador Alexandre Miguel representou a Emeron na abertura do Fórum sobre Segurança, Desenvolvimento Humano e Coesão Social, que se estende até esta terça-feira. O evento é organizado pelo Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (Coplad), em parceria com a Presidência do TJRJ, a Emerj e o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem).
Com o tema “Remodelar o mundo à luz de compreensivas abordagens no contexto da otimização da segurança, do desenvolvimento humano e da coesão social para melhor vida associativa”, o encontro tem como objetivo fomentar os compromissos com a cidadania e a conduta das instituições para amenizar a pobreza, de acordo com a Nova Agenda Comum da Organização das Nações Unidas (Onu).

Além disso, o fórum visa alcançar um modelo de governança multilateral sustentável para fomentar a paz, o progresso econômico e a preservação do meio ambiente, colaborando especificamente para a concretização da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social das Nações Unidas (UNU-WSSD).
Texto: Raíssa Fontes (estagiária, sob a supervisão de Gustavo Sanfelici)
Assessoria de Comunicação - Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron