A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) realizou na última semana o lançamento do livro “Excesso no emprego de armas de fogo”, escrito pelo juiz e professor Fabrízio Amorim de Menezes. O evento aconteceu no Núcleo Pedagógico da Emeron em Cacoal, onde o autor é docente da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM).

Durante o evento, o magistrado ofereceu uma análise detalhada sobre o tema e compartilhou insights sobre o processo de escrita. Fabrízio destacou a relevância de abordar a questão das armas, ao perceber que várias decisões judiciais estavam sendo influenciadas por preconceitos e concepções equivocadas sobre o tema difundidas na sociedade. 

“O lançamento foi marcado por uma atmosfera maravilhosa e manifestações extremamente positivas, a palavra que resume a minha alegria é gratidão, tanto à Direção da Escola como a todos que tiraram um tempinho das suas vidas e rotinas para estarem lá comigo”, contou o autor.

Autoridades que compuseram a mesa de honra foram presenteadas com exemplares. Houve também sorteio entre os presentes no auditório, ampliando ainda mais o alcance da obra. Além disso, interessados(as) puderam adquirir o livro durante a sessão de autógrafos com o autor.

Estiveram presentes no evento: o Diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel, o Vice-diretor da Escola, juiz Johnny Gustavo Clemes, e outras autoridades locais. Magistrados(as) professores(as) da EDCM de Cacoal e o coordenador do Núcleo Pedagógico, juiz Elson Pereira de Oliveira Bastos, também prestigiaram o lançamento.

Sobre a obra “Excesso no emprego de armas de fogo”

O livro, escrito do ponto de vista de um operador do Direito e magistrado criminal com mais de 25 anos de experiência, estudo e aplicação de armas de fogo, lança luz sobre diversos aspectos jurídicos e científicos relacionados a esse instrumento quando utilizado em situações de legítima defesa. Da mesma forma, também aborda situações voltadas aos casos de excesso que podem ocorrer durante sua utilização.

Entre os tópicos destacam-se as causas que excluem a ilicitude e a culpabilidade, o conceito de excesso, noções de balística aplicadas ao Direito e os processos de tomada de decisão.

   
Texto: Emily Costa (estagiária, sob a supervisão de Gustavo Sanfelici)

Assessoria de Comunicação - Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

//
Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440