Ao longo da última semana de abril, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), por meio da Especialização Lato Sensu em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM), realizou variadas bancas de TCC na sede em Porto Velho.

Os pós-graduandos Bruna de Sousa Lira, Wiliam Carati Mendel, José Hermínio Coelho Júnior, Li Yara Batista Aragão, Fernanda Barros Moquedace, Ênio Lucena Vaz, Thays Castro Guimarães, Verônica Silva Miranda, Magda Fontoura do Nascimento Rabelo, Veni Adriana Cassupá, Izabel Cristina Sottomayor Almada e Silva e Audiléia Yuko de Moraes apresentaram seus trabalhos.

A juíza Roberta Cristina Garcia Macedo, professora da EDCM na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, destacou a importância para os alunos da apresentação da monografia, enfatizando como a formação específica e aprimorada é fundamental para a carreira da magistratura. Ela ressalta que a Emeron tem concentrado esforços na preparação dos alunos, marcando as bancas de avaliação com antecedência para que tanto os orientadores quanto os orientandos possam se programar.

O foco na finalização das monografias e nas apresentações às bancas tem resultado em progressos significativos. A EDCM tem o objetivo de aprimorar as práticas e raciocínio jurídico, o que contribui para a formação e aperfeiçoamento humanístico, filosófico, cultural, psicológico, ideológico, social, científico e tecnológico dos interessados na carreira da magistratura.

O juiz Audarzean Santana da Silva, também professor da EDCM, falou sobre a importância da Escola proporcionar a pós-graduação e a apresentação dos alunos: “A Escola, além de transferir conhecimento, tem um compromisso com a extensão e esses trabalhos que foram apresentados na semana passada ajudam nisso, então é o aluno fazendo uma pesquisa sobre um tema, em que isso traz um enriquecimento do assunto na academia. Essa semana de vários trabalhos serviu para isso, os alunos apresentaram o resultado de pesquisas científicas que fizeram e a banca pôde então avaliar a qualidade desse trabalho, com isso todos crescem”.

O aluno da EDCM Wiliam Carati Mendel expressou sua sincera gratidão à Emeron pela oportunidade da especialização, na qual apresentou a monografia com o tema “Incidente de Demandas Repetitivas no Sistema dos Juizados Especiais Cíveis do Estado de Rondônia”. Ele agradece especialmente à sua orientadora, a professora e juíza Úrsula Souza, pelo apoio durante todo o processo, e diz que escolheu esse tema devido à relevância no contexto jurídico contemporâneo, levantando questões sobre eficiência processual e acesso à justiça.

Já existem datas marcadas para as apresentações até o mês de novembro de 2024 e os alunos estão se preparando para a conclusão dos trabalhos. Os esforços estão direcionados para garantir que todos estejam prontos para suas respectivas apresentações, contribuindo assim para o sucesso do processo de avaliação.

Texto: Raíssa Fontes (estagiária, sob a supervisão de Gustavo Sanfelici)

Assessoria de Comunicação - Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

//
Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440