A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) promoveu o I Seminário de Pesquisa Científica da Especialização Lato Sensu em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM), em Porto Velho. O evento foi realizado na modalidade presencial, na sede da Emeron na capital, de 8 a 10 de maio.

Destinado a alunos da EDCM em fase de elaboração de trabalho de conclusão de curso, bem como estudantes de outros cursos de pós-graduação da Emeron, o seminário visou promover a troca de conhecimentos e experiências, além de estimular a produção científica na área do Direito.
Na abertura do evento no dia 8, os presentes contaram com a palestra da professora convidada da Universidade Federal de Rondônia (Unir), doutora Rosalina Alves Nantes, que ressaltou a importância da escrita acadêmica e como a comunidade científica precisa mudar os hábitos para realizar artigos científicos com linguagem simples, clara e objetiva. Segundo ela, nos dias atuais e em um mundo dominado por inteligência artificial, as pesquisas precisam gerar impactos e requerem originalidade, mesmo diante de temas já explorados.
Na quinta-feira (9), o juiz Áureo Virgílio Queiroz, coordenador do Centro de Pesquisa, Inovação e Publicação Acadêmica (Cepep), também realizou uma palestra para a apresentação dessa unidade interna da Emeron, que tem por finalidade fomentar pesquisas e publicações de cunho acadêmico no intuito de aprimorar a prestação jurisdicional, bem como disseminar o conhecimento científico produzido no âmbito do Judiciário.

Ao longo dos três dias de seminário, dez alunos de pós-graduação da Emeron tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, para apreciação de bancas compostas por magistrados(as) docentes da EDCM. As apresentações foram orais, em quinze minutos corridos, seguidas de contribuições de cada banca.
“O I Seminário de Pesquisa Científica da Emeron foi um evento idealizado para integrar o calendário acadêmico da Emeron, tendo como molde outros eventos já realizados na Emeron”, diz a juíza e professora de Metodologia da Pesquisa Científica na EDCM Roberta Macedo, uma das organizadoras do evento. “O seminário foi muito produtivo, já que os participantes que trouxeram seus projetos puderam receber dicas valiosas sobre os trabalhos, assim como os alunos ouvintes puderam conhecer o estágio de várias pesquisas em andamento na Emeron”, complementa a magistrada.
O evento será realizado também em Cacoal, no auditório da Uninassau (rua dos Esportes, 1038), entre os dias 20 e 22 de maio. As inscrições para o seminário no interior ainda estão disponíveis, tanto para ouvintes (até o dia do evento) como apresentações de trabalhos, estas abertas até o dia 17. Para se inscrever, basta selecionar o menu Inscrições no menu do site da Emeron. “Em Cacoal, esperamos uma grande participação dos alunos, em um momento de rica troca de experiências”, convida a professora e juíza Roberta.
Texto: Raíssa Fontes (estagiária, sob a supervisão de Gustavo Sanfelici)
Assessoria de Comunicação - Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron