A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) e o Tribunal de Justiça do Estado promovem o projeto Clube de Leitura TJRO, para contribuir com o desenvolvimento de relações interpessoais, cooperação, valorização, humanização e qualidade de vida entre as pessoas, por meio dos livros. O clube é aberto para o público em geral, além dos magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) do Tribunal.

Na próxima terça-feira, 21 de maio, ocorrerá uma reunião especial, na qual os integrantes discutirão o livro “Luz e Sombra”, de autoria de Luzia Fagundes de Almeida, psicóloga do TJRO na comarca de Cacoal. O clube realiza as reuniões especiais mensalmente, sempre na terceira terça-feira do mês, convidando autores, leitores e incentivadores da leitura para um diálogo enriquecedor. Atualmente, o foco dessas reuniões está em autores que são colaboradores do próprio Tribunal, incluindo servidores, magistrados, cedidos e terceirizados.

A ideia de criar o clube foi do servidor Hernandes Augusto da Silva, técnico judiciário na comarca de Vilhena. Ele também é o responsável pela organização e mediação dos encontros.

 

Confira a seguir uma entrevista da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Emeron com Hernandes Augusto:

 

Assessoria da Emeron: Quantas pessoas estão participando do clube?

Resposta:

Hoje temos 158 inscritos, um número que possibilita a diversificação de membros presentes em cada reunião, o que torna singulares os debates e animador por sempre ter novas oportunidades de opiniões e formas de enxergar o texto.

 

Ascom: Quantos livros já foram lidos?

Os destinados para leitura do mês lemos quatro livros, sendo:

A Revolução dos Bichos - George Orwell

A Vida Invisível de Eurídice Gusmão - Martha Batalha

Lições de Abismo - Gustavo Corção

Quarto de Despejo - Carolina Maria de Jesus.

Lemos, ainda, dois outros de escritores convidados para roda de conversa, sendo:

Mito e Identidade em Nazaré-RO – Uma leitura pós-colonial das manifestações culturais de uma comunidade ribeirinha, da jornalista Simone Norberto - e

Paiol de Pólvora – O consórcio da morte, de Hérlon Fernandes Gomes.

Logo, neste curto período de atividade de leitura (fevereiro a maio), porque antes tivemos o período de sugestões e seleções das obras, lemos seis livros.

 

Ascom: Qual o retorno que você está recebendo dos participantes?
Muito entusiasmo. Essa semana mesmo uma inscrita me falou da alegria de participar de um coletivo de leitura. Em regra o leitor é muito solitário e a leitura provoca descobertas e exaltações que ficamos sem ter com quem compartilhar, por serem, infelizmente, poucos os dedicados à leitura. No entanto, quando participamos de um grupo que conhece o mesmo texto essa possibilidade é propiciada, é a chance de encontrar um outro olhar que o meu não alcançou. Então, neste sentido os participantes se manifestam, por haver esta oportunidade de compartilhar uma descoberta, uma visão contrária à do autor ou simplesmente ouvir diferentes opiniões. Tenho entusiasmo e alegria em ver a adesão e participação da comunidade judiciária.

 

Ascom: Como funciona o clube? E o processo de leitura dos livros?

Nós temos duas reuniões mensais, uma na primeira terça-feira do mês, quando nos reunimos para lermos o livro previamente designado como livro do mês. As obras eleitas como livro do mês foram sugeridas pelos leitores inscritos. O Clube de Leitura recebeu 107 sugestões de leitura para os meses do ano de 2024, 95 títulos indicados por 18 membros. Destes 95 títulos, fizemos um filtro, obedecendo critérios estabelecidos anteriormente, reduzimos para 11 livros que foram distribuídos para os meses do ano 2024, de fevereiro a dezembro.

Próximos Livros do Mês:

MÊS

TÍTULO

AUTOR

Junho

Primeiro Eu Tive que Morrer

Lorena Portela

Julho

A Biblioteca da Meia Noite

Matt Haig

Agosto

A Palavra que Resta

Stenio Gardel

Setembro

A Natureza da Mordida

Carla Madeira

Outubro

A Hora da Estrela

Clarice Lispector

Novembro

O Olho Mais Azul

Toni Morrison

Dezembro

Ninguém Escreve ao Coronel

Gabriel Garcia Marquez

Temos uma segunda reunião que acontece na terceira terça-feira do mês, inicialmente estamos nos reunindo com autores que são colaboradores do Tribunal de Justiça. Temos muitos escritores produzindo poesia, romances e teses que são trabalhadores do TJ.

Na próxima semana vamos receber a psicóloga Luzia Fagundes de Almeida, servidora em Cacoal e autora do livro Luz e Sombra – A vida em verso e prosa.

 

Ascom: Quais atividades são realizadas no Clube de Leitura, além da leitura em conjunto?

Hoje nos detemos nas reuniões. Quando estivermos mais consolidados e identificados os membros com participação mais assídua e animados em promover outras atividades e assumir tarefas, pensamos em promover encontros, eventos de leitura e promoção de artistas da instituição.

 

Ascom: Como as pessoas podem se inscrever no clube?

Na página de inscrições do site da Emeron é possível selecionar o formulário eletrônico para inscrição: https://emeron.tjro.jus.br/inscricoes

Também, caso o leitor se interesse pelas reuniões anteriores, é possível acessar a playlist dos encontros já realizados: https://youtube.com/playlist?list=PL5a7AppulCYCVif7JaS4CHk7qG1iSOQlN&si=rQXRgC8yUBq-QcpM

 

Texto: Raíssa Fontes (estagiária, sob a supervisão de Gustavo Sanfelici)

Assessoria de Comunicação - Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

//
Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440