A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) lança em seu canal de YouTube (youtube.com/EscolaEmeron) o novo episódio da temporada 2024 do Magistrados de Sempre, programa institucional de valorização da magistratura. O entrevistado da vez é o desembargador aposentado Dimas Ribeiro da Fonseca, reconhecido como um dos Sete Samurais do Tribunal de Justiça de Rondônia, pioneiros que ajudaram a construir a história da Justiça no estado.

O Magistrados de Sempre é um programa da Emeron que busca valorizar a carreira a partir de entrevistas com juízes(as) e desembargadores(as) aposentados(as), para resgatar e preservar a memória do Poder Judiciário do Estado.

Magistrado aposentado é o único dos primeiros desembargadores do TJRO ainda vivo

Durante quase uma hora, os juízes coordenadores do projeto Audarzean Santana e Johnny Gustavo Clemes, Vice-diretor da Emeron, conduzem uma conversa leve e emocionante com o desembargador aposentado, sua esposa e filha, que ajudaram a compartilhar os acontecimentos que marcaram a vida e carreira do pioneiro do TJRO.

Dimas é o único vivo dos sete primeiros desembargadores da Justiça de Rondônia, conhecidos como Sete Samurais. Há uma sala de visita permanente no Centro Cultural e de Documentação Histórica do Judiciário (CCDH) que exibe, em painéis de fotos, documentos e mobiliário, a história de todos eles.

Atualmente com 93 anos, Dimas é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Minas Gerais. Antes de entrar na magistratura, foi procurador no Ministério Público do estado do Sudeste e membro do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Em 1982, tomou posse no cargo de desembargador do TJRO, mesmo ano da criação do estado e do Tribunal.

Durante sua carreira, esteve em diversas posições no judiciário, incluindo a vice-presidência do TJ entre 1984 e 1986 e a presidência de 1990 a 1992. Além disso, exerceu o cargo de Governador do Estado em exercício por dois momentos, no início da década de 90.

Em 1996, o magistrado foi nomeado como Diretor da Emeron, ficando no cargo até 2000. No ano seguinte, então decano do Judiciário Rondoniense, aposentou-se. Dimas recebeu ainda os títulos de Cidadão Honorário do Município de Porto Velho e do Estado de Rondônia.

Os demais episódios já publicados seguem disponíveis no canal de YouTube da Emeron (veja playlist abaixo). Desde setembro, quando o projeto foi lançado, já são seis programas disponibilizados.



Texto: Emily Costa (estagiária, sob a supervisão de Gustavo Sanfelici)

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

//
Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440