
Nesta última semana, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) concluiu a Oficina Pedagógica sobre Metodologia de Resolução de Casos Jurídicos. Realizada nos dias 26 e 27 de junho, a oficina contou com a presença de magistrados e magistradas das cidades de Porto Velho e Cacoal, que atuam no Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM).
O curso foi ministrado na Emeron pelo professor Daniel Dias, doutor em Direito Civil, professor da graduação e pós graduação da Fundação Getúlio Vargas de Direito do Rio de Janeiro, com vasta experiência acadêmica e de pesquisa internacional.
Daniel Dias explicou que o curso é voltado para apresentar aos magistrados a estrutura de resolução de caso alemã, uma estrutura chamada método estruturado de resolução de caso. O curso teve duração de dois dias, com parte teórica e parte prática, sempre voltando a mostrar como estruturar o raciocínio jurídico, como justificar decisões, como justificar a resolução de casos.
“O curso está sendo muito proveitoso, e o retorno dos alunos tem sido o melhor possível, muito participativos, muito atentos, críticos também. Agora estamos no meio do segundo dia, e ainda teremos uma tarde proveitosa em que haverá grupos de trabalho. Eles vão dividir, vão pegar casos da vida deles que já julgaram, para resolver à luz da estrutura de resolução estruturada, para que possam estar realmente habilitados para utilizar isso tanto nas salas de aula como professores, quanto como julgadores”, destaca o professor.
Os participantes e graduados das oficinas tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, capacitando-se ainda mais para exercer a magistratura com excelência. Com uma formação atualizada, eles estão agora melhor preparados para enfrentar os desafios e responsabilidades de julgar casos complexos, além de possuir mais informações para lecionar na pós-graduação da EDCM.

A Juíza do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Cláudia Maciel, ressaltou que a oficina foi fundamental para entender a técnica de elaboração dos casos jurídicos, assim como
a aplicação e o processo que os alunos seguem para resolver esses casos. Ao praticarem a elaboração e resolução dos casos, perceberem a eficácia da metodologia no desenvolvimento das habilidades críticas e práticas dos alunos, essenciais para a área jurídica.
A juíza contou como foi a experiência de participar da oficina e a maneira que esta metodologia irá ajudar a ministrar as aulas da EDCM. “A oficina superou as minhas expectativas. Fomos desafiados a uma metodologia contemporânea, que nos auxiliará na condução dos alunos para uma eficiente análise, interpretação e resolução de problemas jurídicos”.
Texto: Raíssa Fontes (estagiária, sob a supervisão de Gustavo Sanfelici)
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron