O I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça – DHJUS teve como um de seus minicursos o tema Democracia e Direitos Humanos, ministrado pelo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Dr. Giuseppe Tosi. A atividade foi realizada nos dias 17, 18 e 19 de outubro no Teatro Guaporé.

 

Para o professor a democracia pressupõe que todos os cidadãos tenham uma competência nos assuntos políticos, através de formas de participação direta na gestão e fiscalização da coisa pública.

Durante o minicurso o foi feita uma introdução das formas de governo e de regimes políticos, as formas legítimas da monarquia, aristocracia e democracia; as formas desviadas de governo: tirania, despotismo e ditadura e as formas mistas de governo, a república e o republicanismo. Giuseppe ainda conceitou democracia segundo Norberto Bobbio, um intelectual italiano.

Bobbio diz que a democracia é a competição entre elites para a conquista do voto e do consenso popular. “A democracia é a transparência, a publicidade dos atos públicos, contra o segredo, e o combate à corrupção, que é um tema clássico e recorrente da filosofia política de todos os tempos”, disse Giuseppe, citando a conceituação de Bobbio sobre democracia.

Giuseppe acrescenta ainda que “a democracia não é algo estático, mas um processo em contínuo movimento, que comporta avanços e retrocessos. A democracia é esta bagunça que está aí, à qual estamos assistindo”, finalizou o professor da Universidade Federal da Paraíba.

Trajetória

Giuseppe Tosi é graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Milão, doutor em Filosofia na Universidade de Pádua, e pós-doutor no departamento de Teoria e História do Direito da Universidade de Firenze, Itália. Atua como professor do departamento de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Suas áreas de interesse envolvem a Filosofia Política e Teoria e História dos Direitos Humanos e da Democracia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondoniafacebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440