Cinco militares que atuam na Assessoria Militar do Tribunal de Justiça de Rondônia (Asmil) participaram, entre 30 de maio e 2 de junho de 2024, do curso de Formação para Instrutor de Armamento e Tiro, proporcionado pela  Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) por meio de contratação externa. Somando as aulas presenciais e à distância, foram aproximadamente 84 horas de treinamento.

O curso teve o objetivo de capacitar os PMs da Asmil para a utilização segura e eficaz de armamentos, alinhando-se ao Plano de Segurança Institucional do Poder Judiciário de Rondônia. Além de proporcionar habilidades técnicas no manuseio de armas de fogo, o treinamento buscou padronizar procedimentos e aprimorar a intervenção em situações diversas, como segurança em mandados judiciais e eventos do tribunal.

O curso foi dividido em 46 horas de aulas presenciais, realizadas em Coroados/SP, e 38 horas de ensino a distância, através de material didático enviado previamente aos participantes. A programação incluiu temas como legislação de armas de fogo no Brasil, nomenclatura e funcionalidade de peças, munições e balística, primeiros socorros, regras de segurança, bases, posições e fundamentos do tiro, entre outros.

Os cinco policiais concluintes do curso foram João Paulo França dos Santos, Winston Santos Ruiz, Ronaldo Sanchez Feliszyn, Eliseu Menezes da Silva e Jeferson Mesquita do Nascimento. 

O CB PM Nascimento, destacou a partilha dos conhecimentos que será realizada pelos concluintes aos colegas de Assessoria. “O curso de instrutor de tiro visa a capacitação do policial a ser multiplicador. A Assessoria conta com uma equipe de instrução que busca constantemente se qualificar a fim de compartilhar o conhecimento com todo o efetivo, acarretando assim em policiais mais qualificados e preparados para realizarem as diversas missões desempenhadas pelas Asmil junto ao TJRO”, disse.

“Mesmo sendo oriundo de tropa especializada, antiga COE, hoje BOPE/CHOQUE, o curso agregou bastante conhecimento e vai gerar economia ao Tribunal de Justiça e ao GSI. Com o compartilhamento desse novo conhecimento nas instruções ministradas, haverá um melhor desenvolvimento das atividades voltadas à segurança dos magistrados e servidores em geral do PJRO”, avaliou o SGT PM Winston Santos Ruiz.

 

Texto: Raíssa Fontes (estagiária, sob a supervisão de Gustavo Sanfelici)

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados