Policiais militares que atuam na Assessoria Militar do Tribunal de Justiça de Rondônia (Asmil/TJRO) participaram do curso de Instrutor de Direção Tática, Defensiva, Evasiva e Reativa, realizado entre os dias 8 e 13 de julho em Viamão/RS. A participação foi proporcionada pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) com o objetivo aprimorar as habilidades dos PMs que atuam no PJRO em segurança pessoal e escolta de autoridades.

Dentre os temas abordados estavam Inspeção veicular, indicador de desgaste do pneu, aquaplanagem, câmbio automático, tipos de tração nos veículos usados no Brasil, curva em alta velocidade, Off Road, direção tática defensiva, direção tática evasiva, direção tática reativa e técnicas de comboio.
Os quatro policiais indicados para o curso, Julio Cesar de Matos, Isac Borges Vitorino, Arysson Clebio Mendes Caminha e Jeferson Leandro Ferreira, receberam treinamento intensivo com aulas teóricas e práticas de manobras de direção em alta velocidade e técnicas de evasão e reatividade utilizando veículos especialmente preparados para simulações realistas.

Além de melhorar a segurança e eficiência na condução de veículos, o curso proporcionou aos participantes uma compreensão aprofundada das técnicas de dirigibilidade preventiva, defensiva e evasiva, aumentando assim a segurança das operações realizadas pela Assessoria Militar do TJRO.
Concluinte do curso, o SGT PM Isac Borges Vitorino, considera as atividades do curso essenciais para o aprimoramento das atividades de segurança desempenhadas na Asmil. “O curso foi muito bom, o grau de profissionalismo e os ensinamentos foram de grande importância para a atividade a qual desenvolvemos. O curso teve ensinamentos que vão desde a inspeção veicular até manobras evasivas e reativas, foi um curso excelente, tanto a parte teórica como a parte prática com muitos exercícios para melhor assimilação das manobras e aplicabilidade na segurança institucional. Sou muito grato por ter participado”, finaliza.

A formação é parte integrante dos esforços para garantir a proteção de magistrados e servidores do Poder Judiciário, bem como de todos os usuários das instalações do PJRO.
Texto: Raíssa Fontes (estagiária, sob a supervisão de Gustavo Sanfelici)
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron