A pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Segurança Pública (GESP), promovida pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) em parceria com a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), teve entre os dias 18 e 20 de julho, a ministração da disciplina "Segurança na Fronteira", ministrada pelo Coronel Alexandre Lobo, do Exército Brasileiro.

Além de policiais militares, compõem a turma integrantes de outras organizações com interface no sistema de segurança pública rondoniense, como o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Técnico-Científica, Defensoria Pública e Secretarias de Estado da Segurança (Sesdec) e Justiça (Sejus).

O objetivo do Módulo de Segurança na Fronteira é capacitar os participantes que desempenham funções estratégicas-gerenciais voltadas para ações de proteção nas fronteiras. A disciplina abordou aspectos como segurança transnacional, ameaças externas e internas, contrabando e descaminho, tráfico humano e de migrantes, entre outros assuntos.  

Conforme o professor da disciplina, a intenção foi transmitir conhecimentos e ferramentas, para que os alunos estejam aptos a diagnosticar problemas e elaborar planejamentos estratégicos e propostas de políticas públicas para enfrentar desafios na segurança pública nas fronteiras.

"É um privilégio ter sido convidado e poder interagir com todos os alunos aqui da pós-graduação, todos profissionais experientes e maduros. Aliás, interação é a palavra de ordem dessa disciplina, porque é uma temática extremamente transversal, multidomínio, multidisciplinar, que envolve várias áreas do conhecimento", avaliou o Coronel Alexandre Lobo.

O Subcomandante-Geral da PMRO, Coronel Glauber Souto, comemora a existência da pós-graduação ofertada pela Emeron e reforça a necessidade de capacitação, principalmente aos oficiais envolvidos na gestão da segurança pública do estado.

"Este módulo de segurança na fronteira é fundamental para a nossa região, porque estamos inseridos em uma área de faixa de fronteira com a Bolívia. Por isso, estamos recebendo essas orientações do Coronel Lobo, um especialista em questões de fronteira com vários livros, estudos e mestrados sobre o tema. Esses conhecimentos serão fundamentais para que possamos planejar as ações de segurança pública em nossa região," explica Glauber.

Ao todo, a GESP tem 16 disciplinas presenciais que abordam temas como inteligência, orçamento público, comunicação social e gestão de processos, com carga horária total de 390 horas-aula.

 

Texto: Emily Costa (estagiária, sob a supervisão de Gustavo Sanfelici)

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados