A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, a 4ª Semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, dividido em duas partes, sendo uma formação metodológica com transmissão pelo Youtube e um aulão lúdico-Interativo em uma escola da região central de Porto Velho.

A formação será realizada no auditório do Fórum Geral Desembargador César Montenegro, no dia 8, presencial para psicólogos(as) e assistentes(as) sociais do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, profissionais da rede de garantia de direitos e gestores(as) e professores(as) da rede municipal e estadual de educação já inscritos. Para o público em geral, há a possibilidade de participar pelo canal de

. Para receber a certificação, basta se inscrever no link que será disponibilizado na descrição do vídeo.

A atividade abordará o desenvolvimento da sexualidade na infância e adolescência, desmistificando mitos sobre violência sexual e promovendo proteção eficaz. Analisará dados sobre esse fenômeno no Brasil, utilizando desenhos infantis para entender percepções das crianças. Estudará procedimentos de denúncia, atuação da rede de proteção, e explorará o conceito de autoproteção. Também enfatizará o consentimento, segurança online, e prevenção ao acesso precoce à pornografia, desenvolvendo metodologias para assegurar o bem-estar de crianças e adolescentes.

O Aulão lúdico será realizado no dia 9 de agosto na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estudo e Trabalho, no bairro Areal, e terá como público-alvo, alunos do fundamental II e médio. O aulão terá como temática as mudanças de sexualidade a partir da puberdade, consentimento e cuidados na internet. Sobre os tipos de relacionamentos (saudáveisXabusivos), como fazer denúncias, prevenção de gravidez na adolescência e de Infecção Sexualmente Transmissível.

A formação é uma oportunidade para capacitar os profissionais que atuam na área, tornando-os melhor habilitados para o atendimento à sociedade e para subsidiar os laudos/relatórios psicossociais, visando identificar as situações e promover o atendimento mais adequado às vítimas que chegam ao Sistema de Proteção de Garantia de Direitos. A proposta também se estende ao público infantojuvenil para o reconhecimento de situações de violências e encorajamento para denúncia..

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados