A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) lança nesta quarta-feira, 21, o livro “Trajetórias inspiradoras: Mulheres na Justiça de Rondônia”, homenageando 12 magistradas que fizeram história no Poder Judiciário de Rondônia (veja abaixo a lista das homenageadas). A atividade integra as comemorações de 38 anos de instalação da Emeron.
A obra, com cerca de 120 páginas, é uma celebração das histórias de mulheres magistradas que, com coragem e determinação, abriram diversos caminhos no sistema judiciário. Cada capítulo revela uma jornada única, marcada por desafios, conquistas e uma paixão inabalável pela Justiça.
O evento de lançamento será realizado na sede da Escola (Avenida Rogério Weber, 1872, Centro) com a presença do público interno (magistrados/as, servidores/as, estagiários/as) e da imprensa local.
“As histórias contadas são testemunhos de vidas dedicadas ao direito, muitas vezes em ambientes adversos e pouco receptivos à liderança feminina. As magistradas que compartilham suas experiências trazem à tona não apenas suas trajetórias profissionais, mas também os aspectos humanos de suas vivências. Falam sobre as barreiras enfrentadas, o preconceito superado, as vitórias alcançadas e, sobretudo, a responsabilidade de decidir sobre questões que afetam profundamente a vida das pessoas”, explica Alexandre Miguel na apresentação do livro.
O prefácio foi escrito pelo desembargador aposentado Eurico Montenegro Júnior, que foi o primeiro diretor da Emeron. “Cada depoimento apresentado é uma lição de vida, uma narrativa que nos conduz por caminhos de desafios e vitórias, de lutas e conquistas, sempre pautados pela ética, pela justiça e pelo compromisso com a verdade. Que este livro sirva de inspiração para todos que o lerem, mostrando que a justiça é construída com perseverança, dedicação e, acima de tudo, com humanidade”, escreveu.
A publicação foi organizada pelo Centro de Pesquisa e Publicações Acadêmicas (Cepep) a partir dos relatos enviados pelas magistradas homenageadas e suas famílias. A produção teve apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Emeron e a impressão da primeira tiragem foi realizada pelo Núcleo de Serviços Gráficos do TJRO.
Veja a lista de magistradas homenageadas nesta primeira edição:
- Desembargadora Zelite Andrade Carneiro
- Juíza Tânia Mara Guirro
- Juíza Suzy Soares Silva
- Juíza Úrsula Gonçalves Theodoro de Faria Souza
- Juíza Sandra Aparecida Silvestre de Frias Torres
- Juíza Inês Moreira da Costa
- Juíza Míria do Nascimento de Souza
- Juíza Cláudia Mara da Silva Faleiros Fernandes
- Juíza Roberta Cristina Garcia Macedo
- Juíza Márcia Regina Gomes Serafim
- Juíza Juliana Paula Silva da Costa
- Juíza Sandra Beatriz Merenda
A programação desta quarta-feira conta ainda com a inauguração da galeria de vice-diretores(a) da Escola, às 9h, uma homenagem ao desembargador aposentado Eurico Montenegro, primeiro diretor e a nominação de três importantes espaços da edificação para lembrar figuras importantes na história da instituição.
O Pleno Histórico receberá o nome do primeiro desembargador do TJRO, Fouad Darwich Zacharias, o auditório passará a se chamar Auditório Desembargador Walter Waltenberg Silva Junior e a biblioteca homenageará a servidora Maria da Conceição Peres.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron