Representantes de diversas instituições dos estados de Rondônia e Acre participaram de uma oficina estratégica que marcou um importante avanço no projeto “Norteados pela Inovação: uma rede para conectar o serviço público no Norte do Brasil”. A iniciativa, realizada em parceria entre o Tribunal de Justiça do Acre e a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), tem como objetivo promover a colaboração entre órgãos públicos da região, fortalecendo a inovação no setor público.

O evento, que ocorreu durante as comemorações do aniversário de 38 anos da EMERON, reuniu servidores(as) e magistrados(as) envolvidos com laboratórios de inovação e as áreas estratégicas voltadas para o aprimoramento dos serviços públicos. O foco da oficina foi estruturar os próximos passos para a criação de uma Rede de Inovação interinstitucional, promovendo a troca de experiências e soluções inovadoras que beneficiem a sociedade.

A Rede busca integrar as competências das instituições, incentivando o desenvolvimento conjunto de soluções para desafios comuns e ampliando a efetividade dos serviços prestados à população. Entre os benefícios esperados estão a melhoria da eficiência dos serviços, o trabalho colaborativo permanente e o fortalecimento da cultura de inovação na região.

Com o amadurecimento da Rede, a expectativa é que outros estados do Norte do Brasil possam se integrar à iniciativa, formando uma rede ainda mais abrangente. A ideia é que essa colaboração entre as instituições fortaleça a capacidade de inovar e enfrentar os desafios de forma conjunta, contribuindo também para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. 

Durante o encontro, a juíza auxiliar da presidência do TJAC, Isabelle Sacramento, destacou a relevância do evento para ambos os tribunais. “O objetivo desse encontro é aproveitar as especificidades do Tribunal de Justiça do Acre e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a fim de compartilhar esse conhecimento, buscar a inovação, para que favoreça tanto o jurisdicionado de um estado como de outro, favorecendo o cidadão e tendo uma melhor otimização do recurso público. Mas queremos ampliar, com a criação da rede a proposta é termos outros atores, instituições de toda a região Norte, que possam somar a essa rede de conexões, ideias e boas práticas”, afirmou.

Felipe Idalgo, laboratorista do TJRO, também ressaltou a importância do trabalho colaborativo para o desenvolvimento de novas práticas no setor público. “A Rede de Inovação foi inicialmente estabelecida entre os estados de Rondônia e Acre, com o objetivo de unir esforços para solucionar desafios comuns que afetam a qualidade dos serviços públicos e a vida das nossas populações. Ao promover a troca de conhecimentos e boas práticas, conseguimos não apenas otimizar recursos, mas também adaptar soluções eficazes às realidades específicas de cada instituição. Isso nos permite oferecer serviços mais eficientes e alinhados às reais necessidades da nossa região", pontuou Idalgo.

A oficina da última semana representou um marco importante na construção dessa Rede, que promete transformar a forma como os serviços públicos são pensados e oferecidos, promovendo uma gestão mais ágil, eficiente e inovadora para a região Norte.

Fonte: Laboratório de Inovação Gênesis – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados