A servidora da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), Fabiana Gonçalves Pereira Piveta, da Seção de Coordenação de Educação a Distância, participou do evento MoodleMoot Brasil 2024, realizado nos dias 21, 22 e 23 de agosto, em Brasília, reunindo educadores(as), desenvolvedores(as), gestores(as) e especialistas em tecnologia educacional de todo o país.
O Moodle é um dos ambientes virtuais de aprendizagem com código aberto mais populares do mundo. A simplicidade de seu uso, a grande flexibilidade operacional e de configuração, além de sua capacidade de apresentação e modelagem em um ambiente construtivista, o consagraram em mais de 235 países. Atualmente, o Moodle conta com aproximadamente 65.000 sites, sendo mais de 4 mil deles do Brasil. A Emeron é uma das instituições de ensino que utiliza a plataforma para disponibilizar formações EaD.
O evento serviu para compartilhar conhecimentos, intercâmbio entre com tutores(as), administradores(as) e analistas desenvolvedores nacionais e internacionais para o aprimoramento da plataforma Moodle. A abertura teve uma webconferência com o tema “Moodle Product Vision: Empowering Creativity, Collaboration, and Outcomes for Life, Marie Achour - Moodle HQ” onde foram apresentadas as atualizações e a nova versão que será lançada no final de 2024, o que deixou a comunidade ansiosa pelas novas funcionalidades que serão implementadas e disponibilizadas de forma gratuita no site oficial do moodle.
Além dos assuntos técnicos tais como plugins, emissão de relatórios, configuração de competências na curso ofertado, gamificação e cases de sucesso, outro tema muito esperado pelos profissionais que trabalham com Moodle, foi o uso da inteligência artificial na produção dos objetos de aprendizagem, ferramenta esta utilizada em várias áreas do conhecimento e também está presente na educação a distância.
Fabiana Piveta, que representou a Emeron no evento, relata a empolgação de conhecer novas ferramentas. "Eu fiquei encantada com todas as novidades apresentadas pelos membros da comunidade e já estou ansiosa para colocar em prática os conhecimentos com a utilização de ferramentas e plugins disponíveis para o desenvolvimento dos objetos de aprendizagem descritos no design instrucional do projeto pedagógico. Foi uma experiência nova que enriqueceu meus conhecimentos, além de me instigar na busca de novos desafios", descreveu.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron