Já está disponível no canal de YouTube (youtube.com/EscolaEmeron) da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) o oitavo episódio do Programa Magistrados de Sempre, em sua temporada 2024. O entrevistado da vez é o desembargador aposentado Gabriel Marques de Carvalho, um dos pioneiros que ajudou a construir a história da Justiça no estado.
O Magistrados de Sempre é um programa institucional da Emeron que busca valorizar a carreira da magistratura, a partir de entrevistas com juízes(as) e desembargadores(as) aposentados(as), para resgatar e preservar a memória do Poder Judiciário do Estado.
Durante cerca de uma hora, o juiz e coordenador do programa, Audarzean Santana, conduziu uma conversa leve e emocionante sobre fatos que marcaram a vida do desembargador. Formação acadêmica, carreira jurídica, apoio da família, processo de mudança e aposentadoria foram assuntos do programa. Também participaram do bate-papo alguns convidados, entre familiares e servidoras que trabalharam com o desembargador.
Atualmente com 84 anos, Gabriel é natural de Mombaça/CE e formou-se em Direito em Mogi das Cruzes/SP. Decidiu ingressar no Poder Judiciário e foi
aprovado no primeiro concurso da magistratura do estado de Rondônia, em 1982, tornando-se aos 42 anos um dos juízes do TJRO. Em julho daquele ano iniciou a carreira no interior do estado, em Ji-Paraná, e após um ano e três meses foi designado para a capital, Porto Velho, onde permaneceu até a aposentadoria.
Aos 52 anos, o magistrado ascendeu ao cargo de desembargador. Durante sua carreira, esteve em diversas posições no Judiciário, tendo atuado como Presidente, Vice-presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, além de Corregedor-geral da Justiça, Diretor da Escola da Magistratura de Rondônia e Presidente do TJRO.
Os demais episódios já publicados seguem disponíveis no canal do YouTube da Emeron. Veja a playlist completa: Desde setembro do ano passado, quando o projeto foi lançado, já são oito programas disponibilizados.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron