A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), por meio da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), obteve o registro de propriedade do sistema EmeronWeb, ferramenta desenvolvida pela própria Escola e utilizada na gestão de informações administrativas e pedagógicas. Em agosto de 2023, foi aberto o processo para realizar a certificação do EmeronWeb. O registro foi expedido no último dia 25 de junho, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). No fim de agosto, a ferramento foi instalada para uso da Escola da Magistratura do Amazonas (Esmam).

O sistema da Emeron exerce o tratamento de dados referentes a cursos, desde o planejamento orçamentário até a completa execução das atividades de formação, possibilitando a devida inserção de informações pertinentes, como de despesas, e permitindo o monitoramento da execução orçamentária. Também oferece serviços de inscrição, frequência, certificação e a emissão de relatórios, como o das atividades executadas pela instituição, pelos professores(as) e alunos(as). Também está disponível a emissão e validação dos certificados de participação em atividades.

O diretor de TIC da Emeron, Aurélio Zenor Mota, explica que a necessidade de registrar o programa surgiu com a cedência do EmeronWeb para diversas escolas judiciais pelo país. “Tendo em vista a iniciativa de compartilhamento do sistema com tribunais e outros órgãos da Administração Pública, a Emeron visualizou a importância de registrar o sistema na plataforma do INPI, órgão responsável por registrar e proteger marcas e patentes, chancelando a propriedade da aplicação”, disse.

Clique aqui e acesse o certificado de registro

EmeronWeb na Esmam 

No final de agosto último, a Emeron enviou uma equipe de servidoras e servidores a Manaus para capacitar a Escola da Magistratura do Amazonas na implementação do EmeronWeb. A missão, liderada por um dos desenvolvedores do sistema Aurélio Zenor, contou com a participação de Riberval Saraiva, também da DTIC, e das servidoras Thais Bombardelli e Brenda Mara Martins, respectivamente dos Departamentos Pedagógico e Administrativo da escola judicial rondoniense.

Aurélio Zenor lembra que a primeira escola judicial que recebeu o EmeronWeb por cedência também do Amazonas, a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (Ejud) e pontua que a implantação na Esmam é mais uma parte da iniciativa de exportação do sistema a outras escolas judiciais, como colaboração direta da Emeron com o Judiciário Brasileiro.

“Quando os servidores realizam uma implantação em uma nova cidade, têm a oportunidade de colaborar, compreender as dificuldades e os avanços que cada escola enfrenta em relação aos fluxos de trabalho, processos e equipe. Espera-se que o sistema seja utilizado da melhor forma possível, engrandecendo ainda mais a Esmam, e que essa parceria continue em outros eventos e processos, fortalecendo a formação e capacitação de magistrados(as) e servidores(as)”, avaliou.

Para eventuais esclarecimentos sobre o sistema, os interessados(as) podem entrar em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados