No início de outubro, foi concluída a última disciplina do MBA em Direito Processual Civil, com o módulo de “Análise Econômica do Direito”, ministrado pelo juiz do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) Geraldo Neves Leite. O curso de pós-graduação lato sensu, composto por 19 módulos e com duração de um ano e meio, teve início em abril de 2023.
O MBA tem como objetivo geral preparar profissionais do Direito para atuar nos mais distintos campos de interação que envolvem o Direito Processual Civil, mediante uma compreensão atualizada do Processo Civil Brasileiro a partir de um posicionamento crítico diante das inovações processuais trazidas pelo Código de Processo Civil e pelo levantamento de questões conflitantes relacionadas à nova realidade processual, articulando os saberes construídos com a prática jurisdicional.
A sociedade atual, globalizada, interdependente e com acesso à informação de forma instantânea, exige que o juiz esteja aberto às novas realidades, mais qualificado para julgar as demandas. Além do preparo jurídico, o juiz precisa ter conhecimentos que ultrapassem a fronteira do Direito, com uma visão que o capacite a decidir as questões que lhe são impostas da forma mais adequada possível, algo que o MBA visou proporcionar.
A juíza Maxulene Freitas, que atua na comarca de Porto Velho, destacou a relevância da pós-graduação. “O curso proporcionou, além de conhecimento jurídico, conteúdo técnico, humano, ético e o compartilhamento de experiências que contribuíram para o aprimoramento da minha atuação no exercício da profissão”, afirmou.
A magistrada ressaltou que os temas abordados em cada módulo, com conteúdos multidisciplinares como inovações legais e tecnológicas, impacto econômico e social das decisões, psicologia das testemunhas, entre outros, revelaram a sensibilidade da Emeron em aprimorar a capacidade dos magistrados para tomarem decisões. A juíza conclui o curso com um sentimento de gratidão pelo aprendizado, sentindo-se mais consciente de sua missão e mais capacitada para realizar uma justiça substancial.
O MBA foi direcionado a magistrados(as) de 1º e 2º grau, além de servidores(as) bacharéis em Direito que atuam na área cível, indicados(as) por magistrados dessas instâncias, tanto na capital como vindos do interior do estado.
Seminário
Para o encerramento da turma, está prevista a realização de um seminário, no próximo mês, para apresentação dos trabalhos de conclusão do curso. O evento será aberto ao público e terá transmissão ao vivo, com a programação completa a ser divulgada em breve.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron