Nesta última semana, o Diretor da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), desembargador Alexandre Miguel, participou de uma série de atividades institucionais em Brasília, representando a Escola e o Tribunal de Justiça do Estado. Também compunham a equipe da Emeron nos eventos o Secretário-geral José Miguel de Lima e a servidora Thaís Monteiro Brito.

Na segunda-feira, 14, Alexandre Miguel participou do Seminário de Tecnologias Disruptivas e Segurança Jurídica na Era da Inteligência Artificial Generativa, promovido pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem).

O seminário reuniu especialistas para discutir o impacto da inteligência artificial na sociedade, abordando temas como finanças, saúde, educação, jogos e apostas, e capacitação em IA para o Judiciário, com foco na segurança jurídica e nos desafios e oportunidades da IA Generativa.

Selo Linguagem Simples

No dia 16, quarta-feira, o desembargador Alexandre representou a Presidência do TJRO na cerimônia de entrega do “Linguagem Simples 2024”, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Supremo Tribunal Federal (STF). No evento, com a presença do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e do CNJ, foram reconhecidos 48 tribunais pela adoção de uma comunicação mais clara e acessível.

A iniciativa tem origem no Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, promovido pelo CNJ, que busca reduzir a formalidade nas comunicações do Judiciário, como despachos, decisões, sentenças e canais de informação. O objetivo é simplificar os serviços e aumentar a eficiência.

O Pacto teve a adesão de 92 tribunais e apresenta sete regras, entre elas a eliminação de termos excessivamente formais e dispensáveis, a adoção de linguagem direta e concisa, a explicação, sempre que possível, do impacto da decisão para a sociedade e a utilização da versão resumida dos votos nas sessões de julgamento.

Expojud

Do dia 15 ao dia 17, também ocorreu na capital federal a 8° edição do Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça (Expojud), realizado pelo Judiciário Exponencial (J.Ex) e considerada a maior exposição de tecnologia e de inovação para a Justiça brasileira. O TJRO contou com estande no evento, onde foram apresentadas as iniciativas e práticas inovadoras da Justiça rondoniense.

O evento aconteceu no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada e reuniu alguns dos principais nomes da Justiça brasileira, com uma programação voltada para debates e novidades no ecossistema da Justiça. Os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em treinamentos em temas como IA Generativa, Cibersegurança, Blockchain e Big Data.

O Diretor da Emeron, Alexandre Miguel, foi palestrante no painel “O Papel das Escolas Judiciais na Transformação Digital da Justiça”, onde apresentou dois projetos da Escola: o BemJud, um programa voltado à saúde mental de magistrados e servidores do Judiciário de Rondônia, com foco na promoção do bem-estar e na criação de ambientes de trabalho mais saudáveis; e o EmeronWeb, uma plataforma de gestão pedagógica e orçamentária, desenvolvida internamente pela equipe da Emeron. Também participaram do painel o desembargador Marco Villas Boas, Presidente do Copedem e Diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), e o desembargador Márcio Vidal, Vice-diretor eleito recentemente da Escola da Magistratura do Mato Grosso (Esmagis).

A Emeron é uma das finalistas do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial 2024, na categoria Escolas Judiciais. Também promovida pelo J.Ex, a premiação será entregue no próximo dia 21 de novembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados