Três servidoras lotadas na Divisão de Planejamento Técnico-Pedagógico (Diped) da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) estiveram no 29° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), realizado no último mês pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), em Brasília. As participantes foram as servidoras Danielly de Sousa Rodrigues, Fabiana Gonçalves Pereira e Thaís Bombardelli.
O objetivo da ida ao evento foi promover o aperfeiçoamento em metodologias e apresentar ferramentas e práticas inovadoras da Emeron em Educação a Distância (EaD), com o intuito de aprimorar e inovar ainda mais os serviços oferecidos pela Escola nessa modalidade de ensino.
O congresso foi voltado para educadores, tutores, gestores, alunos, designers instrucionais, membros dos setores governamentais, políticos, empresários e outros profissionais, nacionais e internacionais, proporcionando um espaço para discussões e deliberações sobre questões relacionadas à EaD.
Durante o evento, ocorreram exposições, apresentações institucionais e de trabalhos científicos, mesas redondas, lançamentos de livros, sessões paralelas e plenárias, reunindo os participantes com renomados palestrantes para discutir o tema central do congresso, que neste ano foi “Qualidade e Excelência na Educação a Distância”.
Os assuntos abordados incluíram: Avaliação da qualidade do Ensino Superior; Tutores virtuais em EaD; Experiências de aprendizagem com o uso de Inteligência Artificial e novas tecnologias; Revisão do marco regulatório da EaD no Brasil; Comparação entre a educação presencial e a distância com dados e evidências; Contribuição do Conselho Internacional para Educação Aberta e a Distância (ICDE) para a EaD internacional de qualidade; Qualidade no Ensino Superior a Distância; Reimaginando a EaD na era das credenciais digitais; e Formação inicial de professores a distância.
No segundo dos quatro dias de evento, a servidora Thaís Bombardelli, chefe da Seção de Planejamento de Educação a Distância (Sepead), apresentou seu artigo intitulado “A aplicação de princípios norteadores no design instrucional de cursos EaD em uma escola de governo”. O artigo explora os princípios que orientam o design instrucional no planejamento pedagógico de capacitações EaD na Emeron, desde a definição até as primeiras aplicações, na gestão biênio 2024/2025.
Durante o congresso, as servidoras destacaram a relevância de temas como o uso de ferramentas de Inteligência Artificial, um dos focos centrais do evento. Uma das ferramentas que chamou a atenção foi a tutoria virtual, uma alternativa para cursos sem tutores humanos designados, mas que ainda necessitam de suporte para análise de conteúdo.
“Ficou evidente a necessidade de capacitar os profissionais no desenvolvimento de ‘prompts’ eficazes, que dialoguem tanto com as linguagens das máquinas quanto com as demandas dos usuários, a fim de aproveitar ao máximo o potencial dessas tecnologias”, ressalta Bombardelli.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron