O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), realiza a partir desta quarta-feira, 23, o I Congresso de Família e Sucessões da Região Norte, com o tema “O Novo Direito das Famílias e Sucessões: da Teoria à Prática”.
O evento ocorrerá até sexta-feira, 25 de outubro, no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, com público-alvo formado por acadêmicos(as), profissionais do Direito, especialistas em família e sucessões, além de membros do sistema de justiça.
O Congresso terá a presença de importantes figuras do cenário jurídico, como o desembargador e diretor da Emeron, Alexandre Miguel, o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Raduan Miguel Filho, o presidente do IBDFAM do Acre, Emerson Silva Costa, o desembargador e presidente do Instituto Paranaense de Direito Processual, Eduardo Augusto Salomão Cambi, o promotor de justiça aposentado de Minas Gerais, Dimas Messias de Carvalho, o juiz de Direito do TJRO, Audarzean Santana da Silva, e a juíza titular do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, Tânia Mara Guirro, entre outros renomados especialistas que irão mediar e palestrar ao longo dos três dias de evento.
Clique aqui e veja a lista de Painelistas/Mediadores/Conferencistas
O objetivo do congresso é atualizar e aperfeiçoar o conhecimento de magistrados(as), servidores(as) e profissionais da área de família e sucessões, promovendo a colaboração e o diálogo entre as instituições da Região Norte. O evento também possibilitará o networking, visando a melhoria da prática jurídica na região.
Os temas abordados no congresso destacarão práticas inovadoras e pertinentes para a realidade da Região Norte, como a perspectiva de gênero em julgamentos e os métodos adequados de resolução de conflitos, buscando adaptar as teorias jurídicas à realidade local, oferecendo uma justiça mais eficaz e humanizada. A iniciativa está alinhada com as metas do Poder Judiciário de Rondônia, em parceria com o IBDFAM.
Programação
No primeiro dia, o evento terá início às 16h com o credenciamento, seguido de abertura solene com a participação dos presidentes regionais e demais autoridades. A cerimônia de abertura contará também com apresentação da cantora portovelhense Gabriê, interpretando o Hino Nacional.
A conferência de abertura será ministrada pelo promotor de Justiça aposentado Dimas Messias de Carvalho, com o tema "O Novo Direito das Famílias e Sucessões na Prática de acordo com o STF". Após o encerramento das atividades do primeiro dia, haverá um coquetel com apresentação artística de voz e violão por Gabriê, além do lançamento do livro de Dimas Messias, com sessão de autógrafos.
Nos dias 24 e 25 de outubro, o evento seguirá com uma série de painéis intercalados por coffee breaks e sessões de autógrafos. Entre os temas abordados, destacam-se a desmonetização do Direito das Famílias, a perspectiva de gênero em julgamentos, métodos adequados de resolução de conflitos, guarda e socioafetividade. Os painéis serão conduzidos por renomados especialistas e painelistas da área.
O evento termina na sexta-feira com uma conferência sobre "A Extrajudicialização do Direito das Famílias e Sucessões", ministrada por Mário Luiz Delgado Régis, presidente da Comissão de Assuntos Legislativos do IBDFAM.
As inscrições seguem abertas com valores a partir de R$ 70, a depender do público ao qual o interessado(a) se encaixa.
Clique aqui e acesse a página de inscrições
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron