Nos dias 21 e 22 de outubro de 2024, ocorreu, na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), a capacitação "Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho", voltada para os servidores(as) da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). O curso, ministrado por Leandro Aparecido Fonseca Missiato, mestre em psicologia, contou com a presença de 85 servidores(as) de diferentes departamentos, como Sistemas, Infraestrutura e Governança.
A formação teve como objetivo principal preparar os servidores(as) para identificar, prevenir e lidar com casos de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, reforçando o compromisso com um ambiente de respeito e colaboração. Durante os dois dias de atividades, os participantes puderam discutir temas fundamentais, como a legislação brasileira sobre assédio, os tipos e consequências dessa prática no ambiente de trabalho e estratégias para promover um ambiente saudável e inclusivo.
O professor Leandro Missiato destacou a importância do curso, ressaltando seu principal objetivo. “Ele visa expandir o conhecimento sobre o que constitui assédio, as formas de enfrentá-lo, e como construir um ambiente de trabalho mentalmente seguro. O foco é promover relações saudáveis no trabalho e contribuir para que todos se sintam em um espaço seguro e protegido contra o assédio”.
A capacitação incluiu dinâmicas de grupo e simulações práticas, permitindo que os servidores(as) desenvolvessem habilidades comportamentais para enfrentar situações de assédio. Também foi abordada a importância da comunicação assertiva e do respeito mútuo no cotidiano profissional, com foco em fortalecer as equipes e prevenir conflitos. Ao final, os participantes elaboraram um plano de ação coletivo, com o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos em seus ambientes de trabalho.
A diretora da Divisão de Projetos de TIC, Elen Angela Dutra, destacou sua experiência positiva ao participar do curso. “A capacitação foi excelente, muito além de qualquer expectativa. O professor Leandro trouxe assuntos difíceis de maneira leve e prática, tocando profundamente na nossa consciência sobre atitudes e falas que podem ferir pessoas à nossa volta, inclusive aquelas com quem temos amizade”, avaliou.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron