A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), em parceria com a coordenação do curso de Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) de Cacoal, realizou entre 21 a 25 de outubro a Semana Jurídica – Direito in Foco. A programação contou com palestras ministradas por magistrados professores da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM) da Emeron.
Entre os magistrados que palestraram estão: a juíza da 1ª Vara Cível da Comarca de Cacoal, Emy Karla Yamamoto Roque; o juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Cacoal, Rogério Montai; o juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Ouro Preto do Oeste, João Valério Neto; o juiz da 2ª Vara Genérica da Comarca de Buritis, Pedro Sillas; e o juiz da 3ª Vara Cível da Comarca de Cacoal, Elson Bastos. O evento também incluiu oficinas com especialistas em diversas áreas do Direito.
A Semana Jurídica ofereceu uma oportunidade para estudantes, profissionais e entusiastas do Direito debaterem temas de grande relevância no cenário jurídico atual, com foco no aprimoramento acadêmico e prático dos(as) participantes. Durante os cinco dias de programação, foram abordados os seguintes temas contemporâneos e de interesse jurídico:
- Segunda-feira: Direito além do Processo Judicial: Personalidade, Família, Sucessões e Propriedade nos Cartórios Extrajudiciais – juíza Emy Karla Yamamoto Roque;
- Terça-feira: Da Penhora à Impenhorabilidade: O que esperar da efetividade no Processo Executivo brasileiro – juiz Rogério Montai
- Quarta-feira: Emergência Climática: O aquecimento global e o ativismo jovem – juiz João Valério Neto
- Quinta-feira: Concurso Público: Verdades secretas – juiz Pedro Sillas
- Sexta-feira: IA e Direito: Estamos preparados? – juiz Elson Bastos
No segundo dia do evento, o juiz Rogério Montai ministrou uma palestra focada no tema da Penhora e na Teoria das Impenhorabilidades no Processo Executivo Brasileiro. O objetivo foi apresentar ao público um conteúdo prático, direcionado especialmente aos jovens profissionais que estão no início de suas carreiras.
O magistrado destacou que procurou adotar uma abordagem simples e clara para facilitar a compreensão dos(as) estudantes presentes. "Senti um aproveitamento muito bom, a casa estava cheia, e foi um enorme prazer poder participar, pela Escola da Magistratura, deste evento em parceria com a Uninassau", comentou Montai.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron