Público em geral pode se inscrever até 5 de novembro, dia da palestra, às 19h
A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) organiza a V Semana da Adoção, em parceria com os Núcleos Psicossociais (NUPS) das Varas da Infância e Juventude e da Família, de Porto Velho. A programação oferece curso, workshop e uma palestra aberta ao público geral, intitulada “Preparação para a Adoção: Ela tem fim?”, na próxima terça-feira (5), das 19 às 21h. As inscrições estão abertas ao público até o horário de início da palestra.
Nos dias 4 e 5 de novembro, acontecerá o curso “Da Institucionalização à Adoção: Caminhos Possíveis”, destinado a profissionais da área psicossocial do Tribunal de Justiça de Rondônia e da rede de atendimento a crianças e adolescentes. O evento visa aprimorar o conhecimento técnico sobre a adoção e fortalecer o apoio emocional a futuros adotantes e profissionais envolvidos.
O curso será conduzido pela psicóloga clínica Aline Cristina Ferreira de Santana, especializada em psicanálise clínica e terapia infantil, com foco em adoção e traumas relacionados. Com uma abordagem teórico-vivencial, serão discutidas as particularidades da adoção, o desenvolvimento infantojuvenil e as estratégias para fortalecer vínculos afetivos.
Palestra
Além do curso, a programação inclui a palestra “Preparação para a Adoção: Ela tem fim?”, aberta ao público geral e pretendentes à adoção, que será realizada às 19h do dia 5 de novembro, no auditório da Emeron (Av. Rogério Weber, 1872, Centro). A ministrante também será a psicóloga Aline Cristina, que abordará quem é a criança que chega na adoção e os desafios da adaptação e convivência.
A palestra tem inscrições abertas no site da Emeron (emeron.tjro.jus.br/inscricoes), até o dia do evento ou o atingimento do limite das 70 vagas. O restante da programação também tem vagas limitadas, que são direcionadas a profissionais indicados pelo Tribunal de Justiça e pela Coordenação dos NUPS.
Haverá certificação de cada uma das atividades, conforme a participação dos inscritos, sendo 16 h/a para o curso “Da Institucionalização à Adoção”, 2 h/a para a palestra “Preparação para a Adoção” e 5 h/a para a “Oficina do Perdão”.
O workshop “Oficina do Perdão” acontecerá em duas turmas, respectivamente nos dias 25 e 26 de novembro, ambas ministradas pela médica Vanessa Matulaitis Ratuchenei, especialista em saúde da família e cuidados paliativos.
As atividades estão alinhadas a vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como Erradicação da Pobreza (1), Saúde e Bem-Estar (3), Redução das Desigualdades (10) e Paz, Justiça e Instituições Eficazes (16). Os ODSs fazem parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual a Emeron é signatária.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron