Formação foi realizada entre os dias 4 ao 8 de novembro, na Escola Superior do Ministério Público do Estado de Rondônia, EMPRO
A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) realizou no início de novembro o curso de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais, em parceria com o Ministério Público de Rondônia (MPRO). A formação voltada a servidores(as) ocorreu entre os dias 4 e 8 na Escola Superior do MP (Empro).
A atividade abordou métodos de resolução de conflitos, incluindo aspectos subjetivos dos conflitos, comunicação não violenta e técnicas de negociação, como escuta ativa e empatia. Foram também discutidos o contexto legal e ético da atuação do conciliador(a), com ênfase na Resolução CNJ n. 125/2010 e nas políticas de tratamento adequado de conflitos. A aplicação prática da conciliação foi explorada em áreas como direito de família e empresarial, sempre destacando a ética, o humanismo e a eficácia dos acordos.
O curso, ministrado pelo juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, Gildo de Carvalho Filho, contou com uma dinâmica voltada para noções, ferramentas e linguagens básicas da mediação, buscando trabalhar a percepção de conflito e transformar essa relação.
Na abertura do curso, representantes da Direção da Emeron e da Empro estiveram presentes, incluindo o Vice-diretor da Emeron, juiz Johnny Gustavo Clemes, que abriu a atividade ressaltando a importância da capacitação em conciliação e da parceria com o MPRO.
“Nós acreditamos que essa parceria, esse trabalho conjunto da Escola do Judiciário e da Escola do Ministério Público, é fundamental para que atuemos como agentes de transformação nas nossas instituições e na sociedade", afirmou Clemes.
Ele destacou que a parceria é de grande relevância, pois o curso contribuirá para a mediação e resolução de problemas em diferentes aspectos da sociedade, promovendo a liberdade das pessoas.
“É nisso que reside o amor, estar juntos. E eu agradeço ao Ministério Público por ser esse parceiro, esse irmão com quem aprendemos e construímos juntos todos os dias”, agradeceu o juiz.
“A condução das políticas públicas que norteiam a missão institucional do Ministério Público estão em constante evolução e uma dessas evoluções é justamente tentarmos resolver problemas sem que sejam necessários conflitos judiciais. Neste ponto, nós temos conhecimento do quão avançada é a formação feita pela Emeron”, declarou o procurador Marcelo Lima de Oliveira, Diretor da Empro.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron