A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) assinou, neste dia 8 de janeiro, um Termo de Cooperação Acadêmica com a Universidade de Salento, localizada na Itália. O acordo foi formalizado pelo Diretor da Emeron, Desembargador Alexandre Miguel e o Diretor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade, Professor Luigi Melica, fortalecendo os laços entre as duas instituições para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e de pesquisa.

O termo de cooperação tem como foco principal a promoção da mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação, incluindo mestrados e doutorados, além de incentivar intercâmbios acadêmicos para magistrados, professores e pesquisadores. Esses intercâmbios preveem a realização de conferências, projetos de pesquisa conjunta e participação em cursos e programas de formação especializada.
Outro ponto relevante do acordo é a colaboração para a realização de estudos e pesquisas em áreas de interesse comum. Para isso, as instituições poderão buscar fontes externas de financiamento e compartilhar materiais pedagógicos e resultados de investigações.

O Centro de Estudos de Risco, vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Salento, desempenhará um papel central na implementação das atividades previstas no termo. O Centro é coordenado pelo Professor Emérito Raffaele De Giorgi, diretor da unidade e principal ponto de contato entre as instituições.
De acordo com o documento, as duas entidades, ambas autônomas de Direito Público, reconhecem a importância da integração e colaboração para o fortalecimento institucional e a ampliação de serviços em benefício das comunidades que atendem. O acordo também reforça o compromisso com a transmissão, conservação e difusão do conhecimento.
A parceria entre Emeron e Universidade de Salento representa a internacionalização e a busca pela excelência profissional da magistratura local, acadêmica e a consolidação como referência em formação jurídica no país.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron