Após uma semana de aulas, foi encerrada na última sexta-feira, 24, a parte teórica do curso de Formação de Mediadores Judiciais, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos – NUPEMEC, por meio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). Nesta etapa serão realizadas cinco turmas, sendo a primeira realizada no período de 20 a 24 de novembro.

O curso ofertou 12 vagas para uma carga horária de 100 horas, divididas em 40 horas teóricas e 60 horas práticas. A formação é estruturada conforme os parâmetros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem por objetivo formar mediadores judiciais para suprir a demanda do novo Código de Processo Civil e da Lei de Mediação, visando a atuação nos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSCs).

O programa do curso aborda o panorama histórico dos métodos consensuais de conflitos na legislação brasileira, a Política Judiciária Nacional de tratamento de conflitos, bem como as ferramentas utilizadas em todos os estágios de um processo de mediação, desde a declaração de abertura à formalização de um acordo. A parte teórica foi desenvolvida com aulas interativas e expositivas e exercícios de simulação de casos para fixação dos conceitos apreendidos.

Na próxima quarta-feira, 29, os servidores iniciam o estágio supervisionado do curso. O estágio tem por objetivo garantir condições para que os estudantes fixem o conhecimento teórico, além de promover a vivência que o torne apto para o exercício da mediação judicial. As atividades práticas ocorrerão nos Centros de Conciliação – Cejuscs e no serviço de Apoio Psicossocial às Varas de Família da Comarca de Porto Velho/RO. Os doze participantes serão divididos em duas turmas e acompanhados por um ministrante/supervisor, desempenhando as funções de observador, co-mediador e mediador em casos reais.

As aulas teóricas, assim como o acompanhamento do estágio são realizados pelos psicólogos do Tribunal de Justiça de Rondônia Fredson dos Santos Batista e Zeno Germano De Souza Neto.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados