Na última semana a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam promoveu duas etapas do curso Formação de Formadores.

Nos dias 20 e 21 foi promovido o módulo 3 do curso Formação de Formadores (nível 1) para os alunos que concluíram, em outubro deste ano, o módulo 2, realizado em ambiente virtual. Ao todo, 83 inscritos das regiões Norte, Nordeste e Sul do País participam da iniciativa, entre magistrados e servidores que atuam na educação profissional de juízes. Pela Emeron participaram os magistrados Marcos Alaor Diniz Grangeia e Guilherme Ribeiro Baldan e a pedagoga Vanessa Souza.

O módulo ofereceu palestras sobre temas como o uso de estratégias ativas no processo de ensinagem, avaliação no desenvolvimento do processo formativo ministrada, Princípios da ética e do humanismo como temas transversais na formação do magistrado e Reflexões sobre a proposta da Enfam para a formação de formadores.

Além das conferências, os presentes participaram de oficinas temáticas. A interação buscou explorar, de forma prática, aspectos e estratégias relacionados à atuação do magistrado docente. Cinco oficinas foram realizadas: Promover a participação do aluno no desenvolvimento da aula expositiva; Aspectos da comunicação que apoiam o desenvolvimento da atuação docente; A avaliação: aspectos do acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem; Planejamento: a organização de estratégias de ensino para o desenvolvimento de competências; e O uso das metodologias ativas como alternativa de articulação entre a teoria e a prática: explorando a problematização – estudo de caso, dramatização e simulação.

Mediação Judicial

Já na quarta-feira (22), foi dado início a mais uma edição do Curso de Formação de Formadores – Nível 1, Módulo 1, desta vez com uma temática específica: mediação judicial. Cerca de 40 alunos, vindos de diferentes partes do País, integraram a turma. A Emeron também participou do evento por meio dos magistrados Guilherme Baldan e Maria Abadia de Castro Mariano e da psicóloga Mariangela Onofre.

 

O curso introduziu o conceito de “ensinagem”, um dos pilares de sustentação das estratégias que compõem o processo formativo da Enfam. “A ensinagem é o ensino que gera efetivamente aprendizagem – um processo em que vocês, alunos, são os protagonistas, e nós, instrutores, somos apenas facilitadores do conhecimento”, explicou o desembargador Roberto Bacellar.

 

Exposições, diálogos e atividades relacionadas às diretrizes pedagógicas da Enfam e ao processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências, bem como sobre o planejamento das aulas, além do compartilhamento de experiências e reflexões sobre as especificidades do ensino e da aprendizagem no contexto da magistratura compuseram a programação da formação.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron (com informações e fotos da Enfam)

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados