A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) deu início, nesta segunda-feira 10 de março, à Semana da Mulher com uma cerimônia no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia. O evento contou com uma palestra da desembargadora Salise Monteiro Sanchotene, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, que abordou os desafios e conquistas da paridade de gênero na Justiça.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do Diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel, do Presidente em Exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Glodner Luiz Pauletto, do Corregedor Geral da Justiça, desembargador Gilberto Barbosa, da juíza coordenadora do programa Juíza Suzy Soares: Magistratura Feminina em Evolução, Inês Moreira da Costa, e da palestrante, desembargadora Salise Monteiro Sanchotene.

No evento, também ocorreu o lançamento do Programa Juíza Suzy Soares: Magistratura Feminina em Evolução que recebe o nome de uma magistrada do Poder Judiciário de Rondônia que foi vítima de feminicídio. A homenagem tem como objetivo preservar o legado da juíza, uma mulher e mãe dedicada à defesa da justiça, da equidade e da dignidade humana.

O desembargador Alexandre Miguel ressaltou a importância de ações voltadas à magistratura feminina para o processo de equidade no Judiciário. “O programa tem como objetivo proporcionar suporte e orientação profissional às mulheres no âmbito judicial, estimular a troca de experiências, desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais, além de incentivar a liderança feminina. Também busca criar uma rede institucional de apoio e cooperação, fortalecendo o papel das mulheres no Sistema Judiciário e promovendo a equidade de gênero.”

A juíza Inês Moreira da Costa ressaltou que ser coordenadora do programa é um desafio, pois é fundamental promover o compartilhamento de experiências entre magistradas mais experientes e aquelas que estão iniciando na carreira. “A gente espera o compartilhamento de experiências entre juízas mais antigas e juízas mais recentes na carreira, além de auxiliar as novas colegas ao desafios da magistratura”, ressalta. 

A palestra da desembargadora do TRF da 4ª Região destacou a importância da paridade de gênero no Judiciário. Ela apresentou exemplos do Sistema Judiciário brasileiro, ressaltando o crescente número de mulheres ocupando cargos de destaque, mas também apontou que os tribunais ainda são majoritariamente compostos por homens em posições mais altas. A desembargadora também enfatizou a necessidade de implementar a paridade em todas as esferas das atividades judiciais.

A desembargadora Sanchotene, enfatizou que as mulheres têm que ter consciência da importância do papel delas nas instituições, pois a sociedade é plural, logo, os espaços de poder também devem ser plurais. “Nós temos que trabalhar incessantemente para que, cada vez mais, as mulheres ocupem esses espaços, tanto no âmbito da magistratura quanto no serviço público em geral. Não é uma pauta exclusiva do Poder Judiciário brasileiro; é uma pauta mundial, estabelecida pela ONU, que determina que, até 2030, nós devemos atingir a almejada equidade de gênero em todos os espaços de poder. Por isso, discutir esse tema é importante, mas fiscalizar as instituições para que cumpram as resoluções do CNJ também é um papel de todas nós”, destacou. 

Mas atenção! Ainda não acabou. A programação segue acontecendo até a  sexta-feira, 14 de março. Quer saber mais? Entre nas nossas redes sociais e veja a programação completa da semana. Inscreva-se e participe. 

 

Link para o discursos

Diretor da Emeron

Corregedor-Geral do TJRO 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados