Na quarta-feira, 12 de março, 3º dia da Semana da Mulher, a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) promoveu, no Fórum Geral César Montenegro, a palestra “Direito Antidiscriminatório e Inclusão”, ministrada por Antonella Galindo.
Mulher trans, Antonella é professora da Faculdade de Direito do Recife na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também exerce o cargo de Vice-Diretora. Doutora e Mestra em Direito pela UFPE, realizou doutorado-sanduíche na Universidade de Coimbra. Além disso, participa de grupos de pesquisa internacionais, como o Oxford Transitional Justice Research, da Universidade de Oxford. Com experiência em Direito Constitucional, seus temas de atuação incluem direitos humanos, direito antidiscriminatório, diversidade, justiça de transição e jurisdição constitucional, faz intersecções entre direito, teoria política, filosofia, literatura e artes.
A palestra promoveu uma reflexão sobre misoginia, gênero, sexualidade, feminismo, machismo, igualdade de gênero e a necessidade de práticas antidiscriminatórias no âmbito judiciário e social. Além disso, foram discutidas estratégias para a inclusão de todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. O evento também contou com uma roda de conversa, na qual o público teve a oportunidade de interagir com a palestrante por meio de perguntas e respostas.
A professora destacou a importância do compromisso do Judiciário na promoção da igualdade de gênero e no enfrentamento da discriminação. “O combate à misoginia, o combate ao machismo e à promoção da igualdade de gênero devem estar sempre no horizonte daqueles que fazem o poder judiciário. Então, eu não faço parte diretamente do poder Judiciário, mas ensino Direito, sou professora de Direito e para mim é uma grande honra, um grande prazer e uma oportunidade muito boa de discutir um tema tão importante”, disse Antonella.
A Emeron agradece a presença da palestrante e reforça seu compromisso com a inclusão, destacando o papel fundamental do Judiciário na garantia dos direitos de toda a sociedade.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron