
A primeira etapa do projeto Justiça Restaurativa na Escola – Jaru, promovido pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), foi realizada na última semana com o objetivo de capacitar profissionais da educação e do setor social para a aplicação de práticas restaurativas no ambiente escolar. A iniciativa visa a promoção da cultura de paz e a resolução de conflitos de forma mais humanizada.
O evento contou com 25 participantes, incluindo servidores do Núcleo Psicossocial (Nups) de Jaru, professores da rede pública de ensino, conselheiros tutelares, assistentes sociais e psicólogos dos Centros de Referência em Assistência Social (CREAS/CRAS). Durante a primeira fase, os ministrantes abordaram temas como fundamentos da Justiça Restaurativa, cultura de paz, construção de círculos restaurativos e a interface da Justiça Restaurativa com as políticas públicas.
A segunda etapa do projeto está marcada para o período de 6 a 8 de maio e será realizada novamente no Fórum da Comarca de Jaru. Nesta fase, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos por meio de vivências circulares e exercícios práticos, além de elaborar um plano pessoal e coletivo para a implementação da Justiça Restaurativa no ambiente escolar.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron